logo

abs

Demanda por airbag e ABS avança no Brasil

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

11 ago 2011

2 minutos de leitura

G_noticia_11325.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

Pesquisa realizada pela Bosch aponta que a procura dos brasileiros por veículos equipados com airbags e freios ABS segue em expansão. A companhia aponta que a demanda é impulsionada pela conscientização do consumidor e pelo aumento da oferta de modelos equipados com os sistemas.

Em 2010, 23% dos veículos de passageiros emplacados eram equipados com ABS. O índice é superior ao registrado em 2008, quando 19% dos modelos comercializados tinham a tecnologia. A maior parte do crescimento está nos segmentos de hatchbacks e sedãs nacionais que, no ano passado, alcançaram 69% de índice de instalação da tecnologia.

Entre os carros populares o número ainda é baixo, de apenas 7%. A procura por veículos equipados com airbags aumentou em ritmo ainda maior e chegou a 26% em 2010. O índice ficou em 19% em 2008.

A produção de mais modelos nacionais equipados com as tecnologias de segurança é consequência das resoluções do Contran, que determinam adoção gradativa obrigatória destes equipamentos para que, em 2014, 100% dos veículos saiam de fábrica equipados com os sistemas.

Ao divulgar a pesquisa, a Bosch destacou dados do Cesvi Brasil, Centro de Experimentação e Segurança Viária, que indicam que o airbag poderia evitar a morte de 490 pessoas no trânsito anualmente (1,4% das 35 mil mortes/ano) e evitar ferimentos em mais de 10 mil pessoas.

Foto: sistema de airbags da Honda