logo

automóveis

Demanda por veículos puxa alta do varejo nos Estados Unidos

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

13 mar 2012

2 minutos de leitura

P_noticia_13370.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A demanda por veículos em fevereiro impulsionaram as vendas no varejo nos Estados Unidos, que subiram 1,1% com relação a janeiro, o maior índice em cinco meses, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 13, pelo governo local. O setor varejista foi sustentado pelo aumento de 1,6% nas vendas de veículos, refletindo a demanda reprimida das famílias e o crescimento da confiança na economia com a aceleração da criação de empregos no país.

Excluindo automóveis, as vendas no varejo avançaram 0,9% no mês passado. As vendas de veículos no país alavancaram na medida em que a economia local ganhou fôlego e após a recuperação das principais montadoras japonesas que sofreram com a escassez de estoque devido ao terremoto e tsunami que abalaram o Japão. Os consumidores também compraram veículos mesmo pagando mais pela gasolina na bomba: os preços do combustível subiram 20 centavos no mês passado, de acordo com dados do governo.

As vendas em postos de gasolina subiram 3,3%, o maior ganho desde março do ano passado, após subir 1,9% em janeiro. Excluindo automóveis e gasolina, as vendas subiram 0,6% em fevereiro, após aumentar 1% no mês imediatamente anterior. A gasolina respondeu por 11,5% das vendas no varejo em fevereiro.

Fora automóveis e postos de gasolina, os dados de outros setores, também positivos, sugerem que os recentes ganhos sólidos no mercado de trabalho estão apoiando os gastos do consumidor. O chamado núcleo das vendas no varejo, que exclui automóveis, gasolina e materiais de construção, subiu 0,5% em fevereiro após avançar 1% em janeiro.