logo

Depois de um 2023 de aventuras e desventuras, setor automotivo merece o ano do dragão em 2024

Entre investimentos, medidas intempestivas e um mercado morno, segmento atravessou o ano com motivos para comemorar e esperar por meses de mais conquistas
Author image

Redação AB

26 dez 2023

4 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Para os pouco céticos, o horóscopo chinês avisa que 2024 será o ano do dragão. A promessa é de otimismo e disposição para concretizar projetos – algo que, deixando a astrologia de lado, serve como uma luva com a visão de Automotive Business para o próximo ano.

Depois de um 2023 desafiador, mas de grandes realizações, o plano é elevar o patamar no nosso propósito de empoderar profissionais do ecossistema automotivo e da mobilidade para que essas pessoas tomem as melhores decisões para os negócios e a sociedade.


LEIA TAMBÉM:
– Quais foram os 10 lançamentos de carros mais importantes de 2023
– Os 5 grandes fatos que marcaram o setor automotivo em 2023
– Setor automotivo pode virar o ano sem uma política industrial


E, convenhamos, o ano trouxe uma carga de sustos e emoções para essa comunidade. Primeiro, o mercado fraco e os pedidos encarecidos da indústria fizeram o governo definir um incentivo às vendas de carros de até R$ 120 mil. O efeito da medida foi questionável.

Mais duvidoso ainda foi o impacto da tentativa de estimular a compra de caminhões no ano que marcou o início da legislação de emissões Euro 6. Ainda assim, o incentivo abriu a porta para, quem sabe, um futuro programa de renovação de frota robusto, que cumpra a missão de fomentar o mercado ao mesmo tempo em que tira de circulação caminhões mais poluentes.

Investimentos e a aposta das chinesas

Falando em perspectivas positivas para o futuro, 2023 também trouxe uma avalanche de novos investimentos. Os aportes anunciados pelas montadoras no Brasil já superam a marca de R$ 60 bilhões até 2032, com o reforço de anúncios da Nissan, Renault, Caoa e da BYD, que enfim anunciou sua produção na Bahia, na antiga fábrica da Ford em Camaçari.

O ano movimentado provou ainda que as novas marcas chinesas não vieram para brincar no Brasil: a própria BYD já lidera o crescente mercado de carros elétricos. Já a GWM vende volume surpreendente do SUV Haval H6 enquanto se prepara para iniciar a produção nacional em 2024, na fábrica de Iracemápolis (SP). 

E, antes de apagar a luz de 2023, teve mais: Omoda e Jaecoo, as marcas de luxo da chinesa Chery, confirmaram a entrada no mercado brasileiro e podem produzir veículos em Jacareí (SP). 

Depois de tantas aventuras (e desventuras), reunimos a seguir alguns dos resultados que Automotive Business alcançou em 2023:

– Mais alcance
A informação que produzimos chegou longe em 2023. Foram mais de 3,5 milhões de visualizações de página e 250 mil usuários únicos no nosso site. Também trabalhamos para levar informação de qualidade nas plataformas em que a nossa comunidade já está, como LinkedIn, Facebook, Instagram e Telegram.

Contamos com uma comunidade que já passa de 100 mil seguidores nas redes sociais. Nesses canais, nossos conteúdos foram exibidos 5,3 milhões de vezes. As 330 edições nossas newsletters chegaram aos mais de 30 mil assinantes e foram abertas mais de 2 milhões de vezes.

– Eventos e Automotive Business Experience – #ABX23
Em mais um ano, Automotive Business promoveu os encontros mais influentes do setor automotivo e da mobilidade. 

O Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo chegou à sua sexta edição e trouxe informação relevante com os dados da pesquisa Diversidade no Setor Automotivo, capaz de embasar e balizar a estratégia das organizações.

O #ABX23 – Automotive Business Experience reuniu 3,8 mil profissionais e 185 palestrantes. 

Com auxílio da 100 Open Startups, plataforma de inovação aberta, o evento promoveu o relacionamento entre profissionais do setor automotivo e da mobilidade com as jovens empresas voltadas para o segmento mais bem avaliadas do mercado. Por meio do webapp da 100 Open Startups, 1.933 pedidos de reuniões foram feitos. 

O evento foi precedido pelas Imersões #ABX23, que reuniu profissionais de grande influência para elaborar o Relatório de Tendências da Mobilidade. E o #ABX24 já tem data para acontecer: 30 de setembro. As inscrições com desconto estão disponíveis aqui


Nossa equipe vai parar nesse fim de ano para recarregar as baterias. Com isso, a nossa cobertura acontecerá em regime de plantão. Voltamos em 2 de janeiro, com o pique renovado para o ano do dragão.

Deixamos o nosso muito obrigada à você, que é parte da nossa audiência, participa dos eventos que realizamos e nos provoca a ir mais longe para fazer grandes entregas para o ecossistema da mobilidade. Também agradecemos aos nossos parceiros e patrocinadores que tornam cada conquista possível.                                                                                                                                                         

Boas festas e até 2024!