Existem dois países chamados Brasil:
O real, com problemas profundos, mas que tem solução, que quer ser gente grande, que produz apesar da burocracia e do achaque tributário. Que sonha com um presidente corajoso, com disposição para reformas políticas, trabalhistas, tributárias, com um congresso ilibado, comprometido com o povo que o elegeu.
O surreal, dos políticos que gastam grande parte de seus mandatos protegendo-se e arquitetando planos de manutenção no poder. Que usam o Sírio Libanês enquanto o povo, o SUS. Que se aposentam com salários integrais e mordomias enquanto os da iniciativa privada veem sua contribuição encolher a cada ano, corroída pela inflação. Onde a Receita Federal sequer corrige suas tabelas de tributação, mas os impostos só aumentam.
Nada animador, não é?
O que fazer? A única coisa que cabe é trabalhar duro e forte para superar isso tudo. Seguir cobrando justiça, retidão, urgência da coisa pública. Exigir o fim da picaretagem, da safadeza, da falta de caráter de quem se diz representante do povo. Cobrar os serviços que pagamos com a mais alta carga tributária do mundo. Dar total suporte à imprensa livre, porque sem ela já seríamos a Venezuela.
Cada brasileiro tem de se orgulhar de seu país (não de seus governantes, salvo raríssimas exceções). Tem de resistir ao impulso de mandar tudo para o alto e como formiguinha, carregar sua folhinha, conversar com o colega, mobilizar-se para que seus direitos sejam respeitados.
Aqui não é a casa da mãe Joana, e o STF (o grande destaque de 2013) já deixou claro o que acontece com político safado.
Reclamar por reclamar cansa, desmoraliza. Vamos contribuir! Vamos apontar soluções, vamos policiar os processos, vamos exigir resultados, e com nosso trabalho, como faz a maioria da população, engrandecer o Brasil real, tornando o surreal um lugar deserto para o bem da nação.
Meu amigo, colega de setor, que seu 2014 seja bem melhor do que 2013, para podermos celebrar mais nossas conquistas, utilizando o Ordem e Progresso de nossa bandeira mais do que nunca.
Atitude otimista e bom humor para todos!
Um abraço!