
O designer filipino Kenneth Cobonpue, conhecido pela criação de produtos amigáveis ao meio ambiente, foi longe desta vez: ele projetou um carro biodegradável. O Phoenix, um conceito desenvolvido junto com o alemão Birkner Albrecht, em alguns meses, teve um protótipo elaborado em apenas dez dias utilizando bambu, vime, aço e nylon, materiais que costumam ser a base também de mobiliário construído sob a inspiração do artista.
Cobonpue estima que o carro, inspirado em formas e estruturas encontradas na natureza, possa ter uma vida útil de dez a vinte anos na zona urbana e até trinta em áreas rurais. Depois disso ele pode ser reciclado, com partes descartadas sem dano à natureza.
O veículo, com 3,90 m de comprimento e 1,6 m de largura, apresentado no Salão Internacional do Mobiliário, durante a Semana de Design em Milão no início de maio, não ganhou ainda um motor, que deve ser elétrico. Profissionais relacionados ao designer relataram interesse de fabricantes de veículos no desenvolvimento do conceito ecológico, que estimula a pesquisa de materiais alternativos.
Mais em www.kennethcobonpue.com.