logo

Dia Mundial sem Carro: conheça 6 apps para deixar o veículo em casa

Data comemorativa convida a refletir sobre mobilidade e utilizar novos meios de locomoção como caminhada, bicicletas, transporte público ou compartilhado
Author image

Natália Scarabotto

22 set 2021

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Quantas vezes você já tirou o carro da garagem para percorrer um trajeto curto que poderia ser feito a pé ou de bicicleta? Usar o automóvel próprio para ir em qualquer lugar é um hábito prático e confortável, mas nada sustentável e, em alguns casos, nem mesmo conveniente. No dia 22 de setembro comemora-se o Dia Mundial sem Carro, uma data para refletir sobre a dependência do veículo próprio e repensar a mobilidade.

Para destacar novos possibilidades de transporte que têm conquistado usuários, o Mobility Now traz uma lista com aplicativos que podem substituir o carro próprio. Vale lembrar que por causa da pandemia é importante manter protocolos de segurança, como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

Bike Itaú

Operado pela Tembici, o sistema do Itaú conta com mais de 14 mil bicicletas compartilhadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Porto Alegre. Segundo a empresa, o serviço ajuda a evitar a emissão de 4 mil toneladas de CO2 por ano.

O ciclista encontra planos de pagamento, que começam pelos mais básicos, por tempo de uso, até os mais completos, para quem sempre anda de bicicleta. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a viagem avulsa custa R$ 3 por 15 minutos, enquanto o plano básico mensal sai por R$ 29,90 e dá direito a até 4 viagens de 45 minutos cada.

Para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo e encontrar a estação mais próxima. Ao inserir suas informações e selecionar o plano, o usuário desbloqueia a bicicleta e depois devolve em outra estação próxima ao seu destino.

Strava

Ainda para quem gosta de pedalar ou caminhar, o Strava é uma rede social para ciclistas e pedestres de todos os níveis. Com ele, o usuário pode registrar descobrir as rotas mais comuns utilizadas por quem anda sobre duas rodas na sua cidade e também planejar o trajeto, verificando a distância e a presença de subidas e descidas no caminho.

O aplicativo também coleta dados sobre as pedaladas, como velocidade, distância percorrida, altitude acumulada e gasto calórico. Com essas informações, é gerado um histórico com relatórios de performance para o usuário acompanhar sua evolução.

Uber e 99

Os sistemas de ride hailing já são parte do dia a dia da maioria dos moradores de grandes cidades brasileiras. Os aplicativos de transporte compartilhado, como Uber e 99, são, muitas vezes, opção mais sustentável e prática do que rodar com o carro próprio. Em muitos casos, o custo também pode ser mais baixo. 

Moovit

O aplicativo israelense surgiu como uma startup e hoje pertence à gigante Intel. A solução é focada em informações de transporte público e navegação. Com ele, é possível de calcular rotas integrando diferentes meios de transporte, como ônibus, metrô e trem, bicicleta e caminhada, sempre recebendo alertas sobre qual estação usar para o desembarque e simplificando a vida de quem quer explorar novas rotas.

Cittamobi

O Cittamobi permite acompanhar onde está o ônibus em tempo real, além de calcular rotas usando o transporte público. O aplicativo tem uma função de acessibilidade, na qual mostra apenas veículos adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD).

Likeways

Desenvolvido para tornar a caminhada mais divertida, o aplicativo calcula a rota do usuário para encontrar pontos interessantes pelo caminho, como restaurantes, lojas ou museus. Assim, nem sempre o usuário fica com o trajeto mais curto, mas a promessa é que ele tenha acesso aos locais sugeridos pela base de usuários do app com base nas curtidas e recomendações.