logo

fábio damico

Diretor explica a manufatura da Fiat

Redação AB
Author image

cria

21 jun 2011

1 minutos de leitura

Fábio D’Amico, diretor industrial da Fiat Automóveis, confirmou a participação no simpósio de manufatura que a SAE Brasil promoverá na segunda-feira, 27 de junho, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo. Na palestra ele pretende dar uma visão sobre a integração das operações da Fiat e dos esforços para ganhar flexibilidade logística na unidade de Betim, MG, onde há grande dependência da rodovia Fernão Dias para receber insumos e despachar os veículos prontos para as concessionárias.

“Ainda está cedo para discutirmos o modelo da planta de Suape”, disse D’Amico a Automotive Business. Mas já se sabe que a empresa fabricará em Pernambuco um carro pequeno e terá uma unidade de motores. Próximo às linhas de montagem a Fiat vai estruturar um condomínio de fornecedores, aproveitando a boa experiência obtida com a mineirização, iniciativa que aproximou a cadeia de suprimentos da fábrica de Betim.

Assim como em Betim, as estratégias logísticas terão grande importância para o sucesso da operação pernambucana. Embora não se conheçam detalhes das soluções, sabe-se que a Fiat estuda a utilização de navios dedicados ao transporte de cabotagem para componentes e veículos.

Fiat e Ford conversaram também, recentemente, sobre eventuais sinergias logísticas que poderiam beneficiar as operações de Suape e Camaçari. Quem sabe o navio com destino a Suape possa fazer escala no porto de Aratu, na Bahia, fazendo o mesmo na volta.

Mais sobre o simpósio em www.automotivebusiness.com.br.