logo

Diversidade e o desafio da teoria à prática

Primeiro encontro da Rede AB em 2020 debate a importância das diretrizes de governança para a inclusão
Author image

Redação AB

30 mar 2020

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Com o objetivo de reforçar os conceitos ligados a diversidade e a inclusão nas empresas e fornecer algumas ferramentas de como elas podem avançar da teoria para a prática, a Rede AB Diversidade realizou na segunda-feira, 30, o primeiro encontro de 2020 e recebeu mais de 60 líderes representantes de companhias relacionadas ao setor automotivo. Desta vez, o workshop aconteceu via plataforma online a fim de preservar a integridade e a saúde de todos os participantes durante a pandemia de coronavírus.

O consultor em diversidade Guilherme Bara, que também é o novo conselheiro para o tema em Automotive Business, conduziu o debate e enfatizou a importância das diretrizes e dos valores das companhias para uma inclusão mais efetiva e diversa. Ao longo de sua apresentação, ele demonstrou as diferentes formas de como adotar ações assertivas diante das mais variadas situações reais, ações que são baseadas em quatro pilares: governança, engajamento interno, protagonismo e desenvolvimento.

“Conversar sobre diversidade não é a conversa da guerra dos sexos – ou dos negros, ou das pessoas com deficiência – é uma conversa acerca da complementaridade porque inclusão é criar um ambiente para que as pessoas se sintam à vontade para ser quem elas realmente são”, pondera Guiherme Bara.

O consultor afirma que ao colocar o assunto da diversidade na mesa é importante estar claro qual o posicionamento institucional da empresa sobre o tema. Se ainda não há uma resposta clara sobre qual é a valorização que a companhia dá ao assunto é necessário resgatar os valores que a organização expressa ao se referir às pessoas que fazem ou vão fazer parte de seu quadro de funcionários: são essas diretrizes que vão ditar qual rumo tomar quando o assunto é inclusão.
“Valores corporativos sempre se sobrepõem às crenças individuais; haverá situações em que a melhor forma de decidir está sim na política interna, que valoriza o profissional, mas também no fato de não julgar com o olhar particular, é necessário evitar um raio-x automático ou levar a questão para o senso comum.”
Nos próximos encontros ao longo do ano, a Rede AB Diversidade quer ajudar as empresas a avançar com seus programas de ação e a fornecer as ferramentas necessárias para superar os desafios a fim de alcançar a maturidade em seus processos.