logo

none

Ducato 2010 chega com motor moderno e mesmo preço

A mudança importante que a Fiat promoveu no lançamento do Ducato 2010 foi a troca do motor: sai o 2.8 diesel turbo intercooler, de 122 cavalos, e chega o novo F1A Multijet 2.3, desenvolvido pela FPT Powertrain Technologies, com 127 cavalos.
Author image

cria

02 set 2009

3 minutos de leitura

G_noticia_4451.jpg

O fabricante do motor assegura que o consumo cai 10% com a mudança.

“O baixo consumo de combustível é tão importante no mercado de comerciais leves que pode significar a diferença entre lucro e prejuízo para o negócio”, diz Antonio Sergio Rodrigues, diretor de veículos comerciais leves da Fiat Automóveis.

O resto permanece igual no Ducato 2010, inclusive o preço, que começa em R$ 70.730 para a versão Cargo, com chassi curto e teto baixo. A garantia é de um ano sem limite de quilometragem e de cinco anos contra corrosão da carroceria.

O veículo sai de fábrica com direção hidráulica e tem como opcional o High Safety Drive, um pacote composto de freios ABS e air bag para motorista.

O Ducato é produzido no Brasil desde a inauguração da fábrica em Sete Lagoas, MG no final do ano 2000. Antes disso, desde 1997, o veículo era importado da Europa.

Versões

Indicado para transporte de passageiros ou para carga, o Fiat Ducato é apresentado em oito versões: Cargo 7,5m3, Cargo L 9,0m3, Combinato (09+01 passageiros mais espaço de bagagem), Minibus (15+01 passageiros – mais espaço de bagagem), Minibus Teto Alto (15+01 passageiros – mais espaço de bagagem), Multi Teto Alto (específica pra transformação), Maxi Cargo 10m3 e Maxi Cargo 12 m³.

A Fiat destaca que a versatilidade de uso é um dos pontos fortes do Ducato. O furgão pode ser transformado para atender diversas necessidades em veículos comerciais, como delegacia móvel, ambulância para remoção, transporte de portadores de necessidades especiais.

São itens de série faróis com regulagem de altura, desembaçador com ar quente, freio a disco nas quatro rodas e porta lateral corrediça do lado direito. O tacógrafo digital é de série nas versões Minibus.

São opcionais: ar condicionado, vidro traseiro térmico nos veículos de passageiro, faróis de neblina, parede divisória com janelas, porta traseira com vidro nos veículos de carga, portas traseiras com abertura de 270 graus e janela lateral corrediça na terceira fila.

MultiJet

“O novo motor do Ducato é bastante moderno e traz como características o fato de ser compacto e vinte quilos mais leve que o anterior” – afirma João Irineu Medeiros, diretor de engenharia da FPT, assegurando também que o propulsor é mais econômico e reduz as emissões

de poluentes.

O MultiJet apresenta boa relação peso/torque, superior a maior parte dos motores 3.0 litros disponíveis no mercado. Trata-se de um propulsor moderno, cross flow, com sistema de injeção common rail de alta pressão (1.600 bar). Ele oferece 127 cv de potência a 3.600 rpm e seu torque é de 30,7 kgfm a 1.800 rpm.