logo

Dürr lança cabine de secagem mais eficiente

O fluxo de aquecimento da cabine de secagem EcoInCure: de dentro para fora
Author image

Redação AB

19 set 2017

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Dürr, fornecedora alemã de equipamentos e automação de pintura automotiva, acrescentou recentemente ao seu portfólio de produtos uma inovadora cabine de secagem, a EcoInCure, que segundo a empresa melhora o acabamento da carroceria e eleva a produtividade do processo, com redução de 25% no consumo de energia e de 30% no tempo de aquecimento, além de melhor aproveitamento de espaço físico.
O novo processo de secagem de carroceria desenvolvido pela Dürr aquece e resfria as carrocerias pelo interior, por meio de fluxos de ar quente direcionados através da abertura do para-brisa. Esse aquecimento de dentro para fora garante, de acordo com a Dür, condições mais uniformes de temperatura para toda a carcaça, o que melhora a cura das superfícies pintadas interiores, de acesso mais difícil. Com isso, os tempos de aquecimento da carroceria são reduzidos em até 30%.
Outro recurso da EcoInCure é o posicionamento transversal (em vez de longitudinal) das carrocerias dentro da cabine de secagem, o que economiza espaço, reduzindo à metade o comprimento do secador. O aquecimento é feito por um trocador de calor centralizado, ao invés de unidades de aquecimento separadas por zonas nas caixas de recirculação de ar. Isso diminui perdas de pressão e torna mais preciso o controle da temperatura. Como resultado do processo mais eficiente, a Dürr estima redução de 25% no consumo de energia elétrica em comparação com o forno tradicional.
Dentro da EcoInCure, a temperatura e os fluxos volumétricos podem ser ajustados individualmente para diferentes tipos e tamanhos de carrocerias acomodadas juntas dentro do mesmo espaço. A cada carroceria é atribuído certificado de qualidade digital para todo o processo de secagem.