
A fabricante de transmissões Eaton criou um aplicativo capaz de reduzir de maneira significativa o tempo de orçamentos e reparos. Chamado goECO, ele direciona o processo de avaliação de caixas de câmbio e indica a classificação do casco, que irá determinar o valor para a troca por outro componente semelhante, mas remanufaturado. O aplicativo resulta da atuação da Eaton na Liga Autotech, programa de atração de startups com propostas específicas para o setor automotivo. O goECO foi desenvolvido para o mercado brasileiro.
“Nesse projeto, realizado durante oito meses em parceria com uma empresa nascente, conseguimos viabilizar essa solução capaz de facilitar a inspeção de pontos específicos no processo de análise de transmissões”, afirma o gerente de vendas e coordenador do programa de startups, Yuri Rossi.
Disponível para download gratuito em celulares Android e IOS, o aplicativo oferece um formulário digital com os itens que precisam ser preenchidos durante a avaliação no veículo ou na bancada. Ao seguir esse passo a passo, o mecânico recebe a classificação do casco baseada em três níveis: A, B ou C, sendo A para o item em melhor condição e C o que exige a substituição de mais componentes.
Com isso ele pode passar imediatamente o orçamento. Antes era preciso enviar o casco para o distribuidor e aguardar a avaliação. No goECO os profissionais de reparo também salvam fotos do veículo, placa, documento, plaqueta do câmbio e casco que comprovam a condição do componente. Além disso eles conseguem buscar distribuidores autorizados próximos da oficina para comprar a caixa remanufaturada e fazer a substituição. As oficinas interessadas em obter a ferramenta devem entrar na Play Store ou na App Store, procurar por GoEpik e inserir o PIN “Eaton”.