A tecnologia reduz emissões significativas geradas por um veículo parado e exposto ao Sol. “O ORVR impede que os gases passem do tanque para a atmosfera e os converte em energia para o funcionamento do veículo”, recorda Celso Fratta, gerente de estratégia de transmissões de carros e picapes da Eaton.
O sistema ORVR adiciona uma válvula em um bocal do tanque com diâmetro reduzido. Além disso, o filtro de carbono é substituído por outro maior, adequado para capturar vários dias de emissões evaporativas diurnas e todas as outras fontes de emissões evaporativas. A Eaton planeja fabricar localmente essas válvulas e entregar a solução ORVR para os fabricantes de tanques.
O ORVR é exigido na América do Norte há mais de 20 anos e já existem mais de 300 milhões de veículos produzidos com a tecnologia na região. A China exigirá o equipamento a partir de 2020 para todos os novos carros a gasolina fabricados no país.