logo

conjuntura

Economia brasileira decepciona no 3º trimestre

A economia brasileira caiu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. O PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País, totalizou R$ 1,21 trilhão no período de julho a setembro, segundo dados divulgados na terça-feira, 3, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Author image

Redação AB

03 dez 2013

1 minutos de leitura

A queda de 0,5% é a pior desde o primeiro trimestre de 2009, quando houve recuo de 1,6%. O PIB havia se mantido estável no primeiro trimestre deste ano e crescido 1,8% no segundo. Pelo lado da produção, a agropecuária puxou a queda do PIB no terceiro trimestre, com recuo de 3,5%. A indústria e o setor de serviços cresceram apenas 0,1% no período. Houve queda de 2,2% na formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos. O consumo das famílias cresceu 1% e o consumo do governo, 1,2%.


RESULTADO INFERIOR

A queda do PIB brasileiro no terceiro trimestre teve resultado pior do que os registrados pelos Estados Unidos e por alguns dos principais países europeus. A economia americana avançou 0,7%, enquanto a União Europeia teve um aumento de 0,2% no PIB. Também tiveram crescimento o Reino Unido (0,8%), Alemanha (0,3%), Portugal (0,2%), Holanda (0,1%) e Espanha (0,1%). Mesmo os países que anotaram retração no PIB do período tiveram resultados melhores que o do Brasil, como a França (-0,1%) e a Itália (-0,1%). Coreia do Sul (1,1%).