logo

Edag comemora trajetória de 25 anos no Brasil

Unidade brasileira foi a primeira filial da empresa fora da Europa
Author image

Redação AB

29 ago 2017

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

25 anos, se instalava no Brasil a primeira filial da Edag fora da Europa. De origem alemã, a empresa é um importante fornecedor de serviços de engenharia que auxiliam no desenvolvimento de veículos e plataformas de manufatura em diferentes áreas, como design, construção de modelos e protótipos, além de projeto e simulação. Atualmente com 200 funcionários, a empresa atende os principais fabricantes do setor, tais como Agrale, BMW, DAF, GM, MAN, Mercedes-Benz, PSA, Volare e Volkswagen.
“A Edag do Brasil não é apenas a nossa primeira filial fora da Europa, mas, com os seus 25 anos de existência, também a mais antiga presença internacional do Grupo Edag, que atua hoje em 19 países”, disse o CEO do grupo, Jörg Ohlsen.
Antes mesmo de fundar suas instalações no ABC Paulista, a empresa já oferecia seus serviços de desenvolvimento de veículos para o mercado brasileiro em 1989, a partir da Autolatina, joint venture entre a Ford e a Volkswagen. Os primeiros projetos, que exigiam soluções sob medida para as condições locais, deixaram clara aspiração das montadoras em trabalhar com fornecedores no Brasil.
Com isto, o Grupo Edag reconheceu a tendência para o fornecimento local e fundou a subsidiária Edag do Brasil em 1992, em São Bernardo do Campo, como primeiro fornecedor internacional de serviços de desenvolvimento. A empresa iniciou suas atividades com uma equipe de oito funcionários e continuou a cooperação iniciada na Alemanha, porém mais próximos dos clientes brasileiros. Posteriormente, com a modernização da indústria nacional, a abertura do mercado brasileiro e a onda de investimentos no setor automotivo nos anos de 1990, a empresa passou a fornecer para mais clientes, como a General Motors e Mercedes-Benz.
Já nesta época, a Edag também começou a oferecer serviços na área de manufatura, complementando seu portfólio: “Conseguimos estabelecer e oferecer com êxito o modelo de desenvolvimento de produto junto com a engenharia de manufatura, que na Europa já é bem-sucedido”, afirma o diretor-presidente Martin Vollmer.
“Além das nossas competências e capacidades locais, nossos clientes têm acesso à rede de engenharia internacional do Grupo Edag, atualmente com mais de 8 mil funcionários”, ressalta o CEO Ohlsen. “A colaboração internacional se mostra em muitos projetos de referência, nos quais a nossa equipe brasileira trabalhou com sucesso em conjunto com as subsidiárias da Edag na Alemanha, Austrália, Espanha, EUA, França e Inglaterra. Em 2013, o networking internacional foi complementado com a inauguração de nossa subsidiária no México.”
Mais recentemente, em 2001, a Edag planejou sua expansão no Brasil com a construção de um prédio próprio, na própria São Bernardo do Campo. Além disso, a empresa viu no Inovar-Auto novas oportunidades ao motivar uma segunda onda de investimentos, fase em que também conquistou novos clientes, como DAF e BMW.
“Nossos mais de 200 funcionários no Brasil enfrentam a constante mudança da indústria automotiva com responsabilidade, dedicação e disposição, criatividade e habilidades empresariais para atender aos requisitos de qualidade de nossos clientes e criar o maior valor agregado possível para eles”, enfatiza Vollmer. “Com esta atitude, encaramos os desafios e riscos de uma indústria que está se reinventando constantemente e atualmente está lidando com temas de novos conceitos de mobilidade como condução autônoma, mobilidade elétrica ou mesmo a indústria 4.0 como oportunidade de continuar nossa história de sucesso no Brasil. Vamos acompanhar esse novo caminho e participar ativamente na sua construção”.