logo

Eduardo Jin volta ao Brasil como presidente da Hyundai

Eduardo Jin (esquerda) sucederá a William Lee na presidência da Hyundai no Brasil
Author image

Redação AB

25 jun 2018

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Hyundai anuncia a volta de Eduardo Jin ao Brasil para assumir o cargo de presidente da empresa no País como sucessor de William Lee, designado para comandar o escritório regional da América do Norte, recém-inaugurado em Fountain Valley, na Califórnia, Estados Unidos. Em nota divulgada na segunda-feira, 25, a empresa informa que os executivos assumem suas novas funções em 2 de julho.

“Eduardo Jin é a pessoa certa para liderar a Hyundai Motor Brasil neste momento, com sua longa experiência no Brasil como um dos membros iniciais que participaram da criação da empresa há sete anos”, disse o atual presidente, William Lee.

É a segunda passagem de Eduardo (Euihwan) Jin pelo Brasil: ele foi responsável pela divisão administrativa da Hyundai no início de suas operações aqui, entre 2010 e 2016, período que abrange a construção e começo das operações da fábrica em Piracicaba (SP). Com uma trajetória de 32 anos no Grupo Hyundai, o executivo acumula experiência em mercados como Índia, de 1997 a 2001, e Estados Unidos, de 2002 a 2009. Atualmente, Jin comanda a divisão administrativa da Kia Motors na Índia.

A chegada de Jin e a partida de Lee fazem parte da reorganização das operações da Hyundai no exterior, anunciadas na semana passada, quando Lee foi indicado para assumir a nova filial administrativa nos EUA (leia aqui).

William (Yong Woo) Lee chegou ao Brasil para comandar a Hyundai em janeiro de 2013, poucos meses depois de a empresa inaugurar sua fábrica em Piracicaba (SP) que estreou com a produção do HB20 (leia aqui). Ao longo de sua gestão, o executivo viu a marca despontar como uma das principais montadoras no ranking de vendas de automóveis do Brasil com o HB20, que continua como um dos veículos mais vendidos no mercado doméstico. Também sob seu comando, entrou em linha o segundo veículo a ser montado na fábrica paulista, o SUV Creta, lançado no fim de 2016 (leia aqui) e que chegou a liderar sua categoria com apenas um ano de vendas (leia aqui).

“Gostaria de agradecer aos clientes e admiradores da Hyundai no Brasil, que nos receberam tão bem e confiaram na qualidade de nossos produtos e na dedicação de nossas equipes profissionais, permitindo rapidamente que a Hyundai se tornasse uma das mais importantes montadoras do País nestes últimos seis anos. Também expresso minha gratidão à rede de concessionárias Hyundai pela forte parceria na construção da nossa marca no Brasil”, comenta Lee.

Em seu novo cargo na América do Norte, Lee será responsável por todos os aspectos do negócio, incluindo o planejamento de produtos, marketing, vendas e produção, com o obetivo de gerar maior integração e responder de forma mais ativa às tendências de mercado, que está em rápida evolução, e das necessidades dos clientes. Na filial, serão ainda estabelecidas divisões funcionais para planejamento, finanças, produtos e experiência de marca, a fim de agilizar tomadas de decisão para a região.