logo

chang

Effa quer produzir Hafei no Brasil

Redação AB
Author image

Redação AB

26 abr 2012

2 minutos de leitura

G_noticia_13883.jpg

Na esteira de anúncios de diversos fabricantes chineses de veículos comerciais que querem começar a produzir no Brasil, a Effa Motors informou que fechou um acordo de transferência tecnológica com a Hafei para fabricar no Brasil vans e picapes da marca. Os entendimentos foram mantidos durante uma visita de diretores da empresa chinesa à sua representante brasileira, na semana passada.

A Effa importa desde 2008 a linha de comerciais leves da Hafei e automóveis da Chang e Lifan. A ideia do empresário Eduardo Effa é fazer todos esses produtos em uma só fábrica, com investimento e local ainda a ser definido.

Antes disso, porém, a Effa deve começar a montar picapes e vans da Hafei em Manaus (AM), conforme já tinha anunciado no ano passado (leia aqui), para dessa forma escapar do pagamento do IPI mais alto cobrado de veículos importados. A Effa já montou esses veículos no Amazonas em 2010, mas abandonou a estratégia meses depois, devido ao alto custo do frete.

No encontro com a comitiva de chineses a Effa também fechou negociações comerciais para os próximos anos e discutiu pontos estratégicos para o crescimento da marca no País. A Hafei apresentou uma nova linha de veículos comerciais que está em fase final de desenvolvimento, com lançamento no mercado brasileiro previsto já para o próximo ano. “É uma nova geração de veículos mais moderna, mais espaçosa, mais bonita e menos poluente, que vai contribuir para consolidar ainda mais a nossa parceria com a Hafei”, informou em nota Eduardo Effa, presidente da Effa Motors.

Em 2011, a Effa vendeu no mercado nacional 11.297 utilitários da Hafei, incluindo picapes, vans e furgões. O volume representou crescimento de mais de 100% em relação às 5.471 unidades faturadas em 2010. “Em 2012, nossas vendas vão crescer mais 10%, chegando a cerca 12,5 mil comerciais leves”, estima o presidente da empresa.