logo

novidade

Elétrico, Chevrolet Spark será produzido no Brasil

Montagem do SUV da General Motors acontecerá na fábrica da Comexport, no Ceará, em regime SKD
Author image

Vitor Matsubara

08 set 2025

2 minutos de leitura

A General Motors revelou que produzirá o Chevrolet Spark EUV no Brasil. O carro elétrico será feito no Ceará, mais precisamente na fábrica da Comexport instalada em Horizonte. O início da produção acontecerá ainda em 2025, informou a montadora na segunda-feira, 8.


Inscreva-se no #ABX25 e faça novos negócios


“É o primeiro capítulo que será dado pela contratação da Comexport para produzir o Spark no estado do Ceará. Com isso, confirmamos nossa aposta no Brasil que começou lá atrás com o investimento de R$ 7 bilhões”, disse Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

A fábrica foi construída pela Troller, migrou para as mãos da Ford e, hoje, é controlada pela Comexport.

A produção acontecerá no regime SKD (de Semi Knocked Down), em que as peças são importadas da China em kits pré-montados e o veículo é montado aqui.

Chamorro afirmou que a produção no Ceará deve seguir um ritmo inicial de 100 unidades por semana.

Spark foi projetado por montadora da China

Antes disso, o Spark EUV estreia no Brasil com unidades importadas da China. O preço de lançamento é de R$ 159.990.

O projeto é assinado pela SAIC-Wuling, com quem a GM tem um acordo de joint-venture. No mercado chinês, o carro é vendido com a marca Baojun e se chama Yep Plus.

O Spark EUV tem um motor elétrico dianteiro que entrega 102 cv e 18,4 kgfm de torque. A bateria é do tipo LFP (lítio ferro-fosfato) de 42 kWh, resultando em autonomia de 258 km pelo ciclo PBEV, do Inmetro.

O SUV elétrico será vendido em 138 concessionárias pelo Brasil. O veículo terá apenas a versão Activ, mas poderá ser encomendado com três pacotes de acessórios chamados Rush, XR (Xtreme Racing) e Trail Motion.

Comexport comprou fábrica da Troller

A Comexport assumiu a fábrica de Horizonte com a intenção de fazer veículos.

O modelo de produção é o mesmo adotado pela Nordex no Uruguai. Por lá, a Nordex fabrica modelos como a Ford Transit e já produziu a Fiat Titano.