
Elon Musk, CEO da Tesla, visitou a fábrica da montadora que está em construção em Gruenheide, na Alemanha, na semana passada. Numa entrevista durante o passeio, ele anunciou que a planta, que custou US$ 6,9 bilhões, deve produzir seus primeiros carros elétricos Model Y já em outubro deste ano.
“Estamos prevendo, se tudo der certo, conseguir a aprovação para fazer os primeiros carros elétricos em outubro, se tivermos sorte”, disse ele durante a visita, na qual foi acompanhado por Armin Laschet, pré-candidato a chanceler do país no lugar de Angela Merkel.
O grande empecilho para a Tesla está mesmo na agência ambiental do país, já que a fábrica está perto de uma reserva natural e de uma represa de água potável protegida. O plano inicial era inaugurar no começo de 2021, mas teve que ser adiado para aguardar a permissão, que ainda está pendente. Questionado sobre isso, Musk preferiu brincar: “Essa região tem tanta água, olhe em volta. Água por toda a parte aqui. Parece um deserto para você? Chove bastante”, disse.
Laschet, que está em queda nas pesquisas de voto, comentou que a aprovação da fábrica está pendente porque a Alemanha teria regulamentações demais. “Às vezes dá para ter a impressão de que inventar algo novo é tecnologicamente mais fácil do que desmontar a burocracia da Alemanha”, declarou ele na visita. Atualmente, os Model Y da Tesla são feitos na China.
Após o evento, Musk afirmou no Twitter que abrirá a fábrica para uma tour pública em outubro – uma iniciativa nova para a marca, que costuma manter seus processos industriais guardados a sete chaves.
Giga Berlin-Brandenburg county fair & factory tour on 9 October!
— Elon Musk (@elonmusk) August 13, 2021
