
Quem também está fazendo sucesso com esse tipo de bateria é a Gogoro, fabricante taiwanesa de scooters elétricas. A empresa fechou 2021 com 2.215 estações de troca de bateria em funcionamento no país, de acordo com o jornal Taipei Times. É quase o número de postos de combustível, que está em 2.487. Só que, como a rede da Gogoro está se expandindo, a previsão é que suas estações ultrapassem o número de postos já em 2022.


A Gogoro fabrica tanto as scooters como as baterias. Porém, graças a parcerias, suas baterias podem ser usadas em scooters de outras montadoras. Basta o usuário estacionar, retirar a bateria vazia, colocá-la dentro do compartimento adequado, retirar a substituta e encaixá-la no veículo. O processo todo leva apenas alguns segundos. Para usufruir desse serviço, o usuário paga uma assinatura mensal.
28% de todas as scooters elétricas de Taiwan são da Gogoro. E a empresa está planejando uma expansão agressiva, tendo firmado em 2021 parcerias para levar seus negócios para China, Índia e Indonésia – todos grandes mercados para veículos de duas rodas. Além disso, a companhia vai abrir seu capital na bolsa de valores por meio de uma SPAC (empresa criada especialmente para atrair investidores para uma fusão).
Nesse ritmo, não vai demorar para que comecemos a ver no Brasil scooters elétricas da Gogoro e estações de troca de bateria em shoppings e mercados. É esperar para ver.