É o carro popular, o sedã, o utilitário esportivo, o modelo que vende muito, o que vende pouco? O luxuoso, a picape? O carro que tem a manutenção mais barata?
Só tem um jeito de saber: calculando caso a caso quanto o modelo perde de valor depois de um ano de uso. É isso que a Agência Autoinforme faz desde 1996: com base na tabela de preços da Molicar e levantando outras informações do mercado, a Autoinforme elabora o Estudo de Depreciação, que abrange todos os carros vendidos no mercado brasileiro e, com base nesse levantamento, lançou o Prêmio Maior Valor de Revenda, este ano em sua terceira edição, com a vai premiação dos modelos de 17 categorias que tiveram o melhor comportamento de preço no primeiro ano de uso, além do campeão geral, o carro que menos perdeu valor no mercado.
Concorrem ao prêmio carros que venderam nos últimos doze meses no mínimo 1.000 unidades por ano.
A entrega do prêmio neste ano será no próximo dia 16 de novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, este ano no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes.
O prêmio tem a parceria da Textofinal de Comunicação Integrada e já se tornou um importante indicador econômico, para uso de montadoras, importadoras e concessionárias de veículos, consumidores, administradores e proprietários de frotas, além de bancos, financeiras e seguradoras, e, principalmente, é uma referência ao público consumidor, que tem uma orientação precisa sobre os carros que melhor oferecem esse importante atributo.
O Ônix, da GM, foi o campeão geral das duas primeiras edições do prêmio, em 2014 com depreciação de 8,5% e em 2015 com um índice de 7,6%.
Neste ano concorrerão 17 categorias: Entrada; Hatch Compacto, Médio e Premium; Minivan/Minivolume; Perua; Picape Pequena e Média; Sedã Entrada, Compacto, Médio e Grande; SUV Entrada, Compacto, Médio e Grande; além do campeão geral.
____________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
[email protected]