logo

Em meio à guerra de preços, vendas e produção de veículos na China crescem

Mercado doméstico conseguiu alta de mais de 5%
Author image

Redação AB

19 jun 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O mercado chinês de automóveis de passageiros tem apresentado uma trajetória de alta constante em 2024. Apesar da intensificação da concorrência interna e da guerra de preços, as vendas de veículos na China só crescem. 

Os licenciamentos tiveram  aumento de 5,5% no acumulado do ano até abril ante o resultado registrado no mesmo período no ano passado, somando 6,3 milhões de unidades. Os dados são da Global Data.


SAIBA MAIS:
– Vendas de veículos na China aumentam 12%
– China estuda reduzir capacidade de produção de veículos
– BYD aumenta ofensiva na guerra de preços na China


A produção mostrou crescimento ainda mais robusto, 9% na mesma base de comparação, chegando a 7,6 milhões de unidades.

As exportações têm desempenhado papel significativo no crescimento da produção, com os embarques em abril de 2024 atingindo 424 mil unidades, aumento substancial de 37% em relação ao ano anterior. Isso mesmo com as medidas de restrição aos carros chineses impostas por EUA e pela União Europeia.

Para estimular as vendas de automóveis, o governo chinês implementou vários ajustes de política em 2024. O programa “velho por novo” foi oficialmente lançado e a política de crédito para automóvel foi revista para fomentar o consumo.

Os incentivos, a propósito, devem continuar. Recentemente, o governo local reservou US$ 1,5 bilhão para financiar renovação de frota de automóveis no país asiático.