logo

Embraer

Embraer compra 64,7% da divisão de radares da OrbiSat

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

16 mar 2011

2 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Agência Estado

A Embraer informou nesta terça-feira, 15, que assinou um contrato de compra de 64,7% do capital social da divisão de radares da OrbiSat da Amazônia Indústria e Aerolevantamento, por R$ 28,5 milhões. O negócio implicará na separação da OrbiSat em duas empresas.

Uma delas terá foco em radares, será controlada pela Embraer e terá aproximadamente 150 empregados. O faturamento esperado para 2011 é da ordem de R$ 50 milhões. A outra empresa atuará no segmento de equipamentos eletrônicos e continuará sob controle dos antigos proprietários.

Segundo a Embraer, o negócio representa um “importante passo estratégico para aumentar sua participação no sistema brasileiro de segurança”. A transação será submetida à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Fundada em 1998, a OrbiSat criou em 2002 a divisão de radares para desenvolver tecnologia de última geração para aplicação em sensoriamento remoto e radares de vigilância aérea, marítima e terrestre. O negócio representa 40% do faturamento da empresa, de acordo com informações da Embraer.

Em conjunto com o Exército Brasileiro, a OrbiSat desenvolveu o radar Saber M60, que será a base do Sistema de Vigilância de Fronteiras (SisFron). A OrbiSat é a empresa que realiza sensoriamento remoto do solo abaixo das copas das árvores. Esta tecnologia está sendo utilizada no contrato com o Exército para mapeamento do vazio cartográfico na região amazônica. A empresa já realizou serviços similares em vários outros países.