A Embraer anunciou nesta quarta-feira, 13, mais dois contratos de parceria para o programa do cargueiro militar KC-390. Pelo acordo, a Fábrica Argentina de Aviões Brigadier San Martín (FAdeA) fornecerá partes estruturais, enquanto a Aero Vodochody, da República Tcheca, fornecerá estruturas da fuselagem do cargueiro.
A FAdeA fabricará os spoilers (superfícies móveis de controle de sustentação na asa), portas do trem de pouso do nariz, porta da rampa, carenagens dos flapes, cone de cauda e armário eletrônico. Há ainda um compromisso de aquisição de seis aeronaves KC-390 pelo governo argentino.
Já o governo tcheco tem intenção de comprar dois aviões KC-390 no futuro. A Aero Vodochody participará da fase de definição conjunta e fornecerá a seção da fuselagem traseira II, as portas para paraquedistas e tripulação, porta de emergência e escotilhas, rampa de carga e bordo de ataque fixo.
Os anúncios ocorreram durante uma feira de defesa e segurança no Rio de Janeiro. Conforme o programa de desenvolvimento da aeronave, o início da produção do primeiro protótipo está previsto para 2013 e o voo inaugural para 2014.