logo

avic

Embraer produzirá Legacy na China com Avic

Agência Estado
Author image

Redação AB

13 abr 2011

1 minutos de leitura

P_noticia_9998.jpg

A Embraer confirma que chegou a um acordo na China para produzir no país o jato executivo Legacy, evitando assim o fechamento da fábrica que possui com a estatal Aviation Industry Corporation of China (Avic), na cidade de Harbin. “A Embraer e a Avic reconhecem o rápido crescimento do mercado de aviação executiva chinês e estão confiantes no potencial do Legacy 600/650 para atender aos requisitos deste exigente mercado”, ressalta a nota.

Mês passado, o vice-presidente de aviação comercial da Embraer, Paulo César de Souza e Silva, admitira que estava negociando com o governo chinês a fabricação no país de jatos da família Legacy. Conforme a reportagem publicada na Agência Estado dia 17 de março, o executivo considera que o mercado chinês tem potencial para cerca de 450 jatos executivos de porte médio como o Legacy nos próximos dez anos.

Junto com o anúncio de vendas de jatos E-190, para as companhias chinesas CLC e Hebei Airlines, a fabricante brasileira de aeronaves também assinou hoje acordo com a Avic para implementar uma linha de produção de Legacy 600/650 na China, utilizando a infraestrutura, recursos financeiros e mão de obra da joint venture Harbin Embraer Aircraft Industry Company (HEAI) entre as duas empresas. A HEAI, criada em janeiro de 2003, já produziu e entregou 39 aeronaves ERJ 145.

Os detalhes do projeto serão finalizados nas próximas semanas, bem como a formalização da documentação. Ainda segundo o comunicado, mais de 80 aviões produzidos pela Embraer operam na China, onde está presente desde 2000.