
Os emplacamentos de veículos na primeira quinzena de julho apresentaram retração de 3,4% na comparação com o mesmo período em julho do ano passado.
Os dados preliminares foram divulgados na quarta-feira, 16, pela Bright Consulting, com base nas informações que constam no Renavam.
Inscreva-se no #ABX25 e conecte-se com as principais lideranças do setor automotivo
Nos 15 dias do mês foram emplacados, portanto, 93,8 mil veículos.
“O desempenho reflete um movimento de estabilidade do setor, sem sinais consistentes de aceleração, com oscilações entre varejo e venda direta”, comentou a consultoria, em nota.
A volta do showroom
O destaque do período foi o crescimento do canal showroom, que somou 54,3 mil veículos emplacados, alta de 18,6% em relação à quinzena anterior.
“Essa recuperação indica uma reativação do varejo tradicional, que vinha em baixa desde o início do ano. Mesmo com essa reação no mês, o canal showroom acumula queda de 2,1% no ano”, completou a consultoria.
Por outro lado, a venda direta teve retração significativa, com 39,5 mil unidades emplacadas, recuo de 22,8% frente a junho e de 4,2% frente a julho de 2024.
“A redução é atribuída à sazonalidade típica de julho, marcada por férias escolares, menor atividade de grandes compradores e ajustes logísticos”, afirmou a Bright.
