Com ela é possível criar uma grande rede de dados sobre a situação do tráfego e das vias, com atualização em tempo real, a fim de informar e conectar os futuros carros autônomos.
O projeto Sensoris foi iniciado há pouco mais de um ano e recentemente a tecnologia foi apresentada à Ertico ITS Europe, associação de cerca de 100 empresas e instituições envolvidas com o desenvolvimento de sistemas de transporte inteligentes. Com isso, Aisin AW, Bosch, Continental, Daimler, Elektrobit, Harman, LG Electronics, NavInfo, Pioneer e TomTom aderiram à plataforma, além da própria Here.
Com a tecnologia, se um carro frear bruscamente por uma obstrução na via, essa informação poderá ser utilizada para alertar os motoristas que estão atrás, reduzindo os riscos de acidente. “Nosso objetivo era encontrar um protocolo específico e que fosse aberto, acessível a todos globalmente”, diz Dietmar Rabel, responsável da área de produtos de direção autônoma da Here.
“Definir uma interface-padrão para os sensores dos veículos e de dados na nuvem permitirá amplo acesso, entrega e processamento de dados, enriquecendo os serviços de localização. Essa é a chave para serviços de mobilidade e para a direção autônoma”, diz o CEO da Ertico, Hermann Meyer.
A Here tem mais de 30 anos de experiência em cartografia e um grande know-how em serviços de localização em nuvem. Oferece mapas para cerca de 200 países. A empresa pertence ao consórcio constituído pela Audi AG, Grupo BMW e Daimler AG e investe mais de € 500 milhões anualmente em pesquisa e desenvolvimento.
É possível conhecer mais sobre o Sensoris pelo blog
Here 360.