
Um sensor lançado por uma empresa norte-americana pode minimizar os riscos de incêndios em baterias de veículos elétricos (EVs). A United Safety & Survivability apresentou nesta segunda, 13, um dispositivo capaz de detectar falhas em peças de íons de lítio antes delas pegarem fogo.
SAIBA MAIS:– Bateria de carro eletrificado tem reparo e pode ser remanufaturada– Incêndios fazem fabricante recolher todos os seus caminhões elétricos do mercado
De acordo com a companhia, o sensor monitora uma possível fuga térmica na bateria dos veículos elétricos. Isso porque, nos estágios iniciais de falha, a célula da bateria começa a gerar gases que se acumulam e aumentam a pressão dentro da peça.
O equipamento detecta estes gases e as falhas de forma preventiva. Uma vez que as baterias operam em calor extremo, a fuga térmica pode causar um incêndio irreversível.
Segundo a empresa, o sensor pode ser instalado nos carros elétricos junto com um sistema de eliminação de incêndio em baterias de EVs, que já existe no mercado.