logo

Empresa lança sistema para prevenir incêndios em baterias

Segundo United Safety, sensor detecta gases durante os estágios iniciais de falhas nas peças em carros elétricos
Author image

Redação AB

14 nov 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Um sensor lançado por uma empresa norte-americana pode minimizar os riscos de incêndios em baterias de veículos elétricos (EVs). A United Safety & Survivability apresentou nesta segunda, 13, um dispositivo capaz de detectar falhas em peças de íons de lítio antes delas pegarem fogo.


SAIBA MAIS:– Bateria de carro eletrificado tem reparo e pode ser remanufaturada– Incêndios fazem fabricante recolher todos os seus caminhões elétricos do mercado


De acordo com a companhia, o sensor monitora uma possível fuga térmica na bateria dos veículos elétricos. Isso porque, nos estágios iniciais de falha, a célula da bateria começa a gerar gases que se acumulam e aumentam a pressão dentro da peça.

O equipamento detecta estes gases e as falhas de forma preventiva. Uma vez que as baterias operam em calor extremo, a fuga térmica pode causar um incêndio irreversível. 

Segundo a empresa, o sensor pode ser instalado nos carros elétricos junto com um sistema de eliminação de incêndio em baterias de EVs, que já existe no mercado.