
A Glass Lewis, empresa que é referência mundial em votos de conselheiros, recomendou que os acionistas da Toyota votem contra a reeleição do atual chairman, Akio Toyoda, como diretor do conselho da marca. O motivo seria sua omissão em lutar por um conselho mais independente.
A recomendação surge em meio à preocupação de investidores por conselhos com maior independência. Sediada nos Estados Unidos, a Glass Lewis afirmou que apenas três dos 10 indicados ao conselho da Toyota adotam posturas completamente independentes.
VEJA MAIS:– Vazam dados de dois milhões de veículos Toyota no Japão– Toyota suspende vendas do Yaris
“Em nossa opinião, o conselho não tem um número suficiente de diretores independentes, o que levanta sérias preocupações sobre sua objetividade, independência e capacidade de realizar uma supervisão adequada”, disse Glass Lewis em seu relatório, datado de quinta-feira.
Sugestão segue o governo japonês
A Glass Lewis recomenda que ao menos um terço do conselho administrativo das empresas seja classificado como completamente independente. Essa proporção, inclusive, está alinhada com o código de governança corporativa do Japão.
– #ABX23: Inscreva-se já no maior evento do ecossistema automotivo
“Neste caso, recomendamos que os acionistas expressem suas preocupações sobre esta questão votando contra o candidato Akio Toyoda, presidente do conselho, que acreditamos que deverá ser responsabilizado por permitir uma representação independente insuficiente”, afirmou.
