logo

negócios

Empresas apostam em serviços de mobilidade

Todas as concessionárias desconfiam – ou mesmo têm certeza – de que seu modelo de negócio poderá mudar de modo bastante relevante nos próximos anos. Há muitos exemplos que saltam aos olhos, principalmente vindos do exterior, mas também aqui. Para começar, basta ver a seguradora Porto Seguro, do Grupo Itaú, se movimentando para expandir sua área de atuação.
Author image

cria

21 mar 2017

3 minutos de leitura

X_noticia_25504.jpg

A empresa caba de anunciar o serviço batizado de Carro Fácil, inédito no Brasil. Funciona por assinatura: paga-se uma mensalidade e a empresa cuida de tudo. Oferece um veículo novo sem os procedimentos comuns de negociações na compra, desvalorização na venda, documentação, manutenção e gastos com seguro. Já funciona no Estado de São Paulo e principais regiões do Rio de Janeiro.

Trata-se, de início, de uma opção para profissionais liberais e empreendedores que precisam do carro no dia a dia, em trajetos urbanos e municípios vizinhos. Todos os custos são rateados nas mensalidades do contrato, pagas com cartão de crédito para maior controle de despesas. A companhia de seguro destaca o começo de uma mudança de comportamento: o “ter” substituído pelo “usar”.

Há dois modelos de contrato, 12 ou 24 meses, e quatro planos de rodagem a partir de 25 mil quilômetros anuais. São veículos zero quilômetro de diversas marcas. Inclui carro-reserva e serviço leva-e-traz para manutenções preventivas. Ao término, carros entregues em bom estado de conservação, sem sinistro ou avarias, e quilometragem abaixo do contratado, recebem franquia do seguro reduzida e isenção da primeira mensalidade da renovação do plano de outro zero-km.

No exterior, porém, existem ofertas mais atraentes. Foi lançado um novo serviço de carro compartilhado, faz dois meses, na França. ‘Citroën Earn & Drive’ permite que o cliente consiga ganhar dinheiro com seu veículo em períodos de não utilização. Trata-se de locação de longa duração (LLD) dedicada, combinada à otimização de recursos. São três benefícios oferecidos:
• Estacionamento gratuito assim que carro é confiado a um ponto de coleta parceiro.
• Remuneração por cada quilômetro percorrido quando ocorrer o aluguel.
• Rendimento mínimo garantido desde que carro seja colocado à disposição 20 dias no mês (mesmo se nunca for alugado durante esse período).

O valor da remuneração por quilômetro percorrido e o rendimento mínimo garantido dependem do segmento ao qual pertence o modelo. Sem nenhuma ação relacionada à locação do carro (interações com locatários, formalidades de seguro etc) o cliente se limita a desfrutar de seus ganhos mensais que podem compensar total ou parcialmente sua LLD. Isso reduz significativamente o orçamento dedicado ao carro.

Assim, para um modelo de entrada o rendimento mínimo garantido de € 149 (em caso de colocação à disposição por 20 dias no mês) compensa integralmente o montante de sua locação (€ 149/mês). Solução ideal para quem utiliza o automóvel somente aos finais de semana.

Graças à flexibilidade (nenhuma obrigação de compartilhar o carro) e à simplicidade (sem formalidade com eventuais locatários) é uma solução criativa e em sintonia com os novos tempos de serviços de mobilidade.