
A empresa caba de anunciar o serviço batizado de Carro Fácil, inédito no Brasil. Funciona por assinatura: paga-se uma mensalidade e a empresa cuida de tudo. Oferece um veículo novo sem os procedimentos comuns de negociações na compra, desvalorização na venda, documentação, manutenção e gastos com seguro. Já funciona no Estado de São Paulo e principais regiões do Rio de Janeiro.
Trata-se, de início, de uma opção para profissionais liberais e empreendedores que precisam do carro no dia a dia, em trajetos urbanos e municípios vizinhos. Todos os custos são rateados nas mensalidades do contrato, pagas com cartão de crédito para maior controle de despesas. A companhia de seguro destaca o começo de uma mudança de comportamento: o “ter” substituído pelo “usar”.
Há dois modelos de contrato, 12 ou 24 meses, e quatro planos de rodagem a partir de 25 mil quilômetros anuais. São veículos zero quilômetro de diversas marcas. Inclui carro-reserva e serviço leva-e-traz para manutenções preventivas. Ao término, carros entregues em bom estado de conservação, sem sinistro ou avarias, e quilometragem abaixo do contratado, recebem franquia do seguro reduzida e isenção da primeira mensalidade da renovação do plano de outro zero-km.
No exterior, porém, existem ofertas mais atraentes. Foi lançado um novo serviço de carro compartilhado, faz dois meses, na França. ‘Citroën Earn & Drive’ permite que o cliente consiga ganhar dinheiro com seu veículo em períodos de não utilização. Trata-se de locação de longa duração (LLD) dedicada, combinada à otimização de recursos. São três benefícios oferecidos:
• Estacionamento gratuito assim que carro é confiado a um ponto de coleta parceiro.
• Remuneração por cada quilômetro percorrido quando ocorrer o aluguel.
• Rendimento mínimo garantido desde que carro seja colocado à disposição 20 dias no mês (mesmo se nunca for alugado durante esse período).
O valor da remuneração por quilômetro percorrido e o rendimento mínimo garantido dependem do segmento ao qual pertence o modelo. Sem nenhuma ação relacionada à locação do carro (interações com locatários, formalidades de seguro etc) o cliente se limita a desfrutar de seus ganhos mensais que podem compensar total ou parcialmente sua LLD. Isso reduz significativamente o orçamento dedicado ao carro.
Assim, para um modelo de entrada o rendimento mínimo garantido de € 149 (em caso de colocação à disposição por 20 dias no mês) compensa integralmente o montante de sua locação (€ 149/mês). Solução ideal para quem utiliza o automóvel somente aos finais de semana.
Graças à flexibilidade (nenhuma obrigação de compartilhar o carro) e à simplicidade (sem formalidade com eventuais locatários) é uma solução criativa e em sintonia com os novos tempos de serviços de mobilidade.