
Na sexta-feira, 1º, seis organizações com influência e atuação no setor automotivo assinaram os Princípios de Empoderamento Feminino (Women’s Empowerment Principles – WEPs), compromisso com a ONU Mulheres pela equidade de gênero. O momento aconteceu durante o II Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo, realizado por Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria.
O movimento foi puxado pela Rede AB Diversidade, iniciativa criada em 2019 com o propósito de agregar, apoiar e catalisar atores e ações que promovam a diversidade estrutural e a inovação inclusiva no setor automotivo.
O compromisso foi assumido por organizações dos mais diversos tamanhos e escopos de atuação: Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, pela Faurecia, fornecedora de componentes, Mercedes-Benz, MHD Consultoria, Pieracciani Consultoria, SD&Press e, enfim, a própria Automotive Business.
Ao longo de 2019, também se comprometeram com o tema a Valeo e a Lear Corporation, que assinou o documento em um encontro da Rede AB Diversidade. Nas próximas semanas, o IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, também vai firmar o compromisso.“É essencial ter mais empresas automotivas comprometidas com os Princípios de Empoderamento da Mulher. Por isso a nossa parceria com a Rede AB Diversidade é tão importante”, diz Adriana Carvalho, gerente da ONU Mulheres.
Ela lembrou no evento que a equidade de gênero faz parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.
QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DE EMPODERAMENTO DA MULHER?
A assinatura dos WEPS prevê o compromisso das empresas privadas com sete princípios:
1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero;
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
4. Promover a educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da equidade de gênero.
AS NOVAS SIGNATÁRIAS DO SETOR AUTOMOTIVO:
– Anfavea
– Faurecia
– Mercedes-Benz
– MHD Consultoria
– Pieracciani Consultoria
– SD&Press
– Automotive Business