logo

ABX21

Empresas trabalham para disseminar o ESG nas ruas

A pauta ESG, sigla em inglês para governança socioambiental, segue em discussão no setor automotivo e, de acordo com interlocutores do setor, deverá agora ser um assunto para ser tratado com maior ênfase da porta das montadoras para fora.
Author image

Bruno de Oliveira

02 dez 2021

2 minutos de leitura

saltini_abx.jpg
Bernardo Adão (Ambev) e Marco Saltini (VWCO), no #ABX21

É o que disse Marco Saltini, diretor de relações institucionais e sustentabilidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus, durante apresentação online realizada no #ABX21. “A pauta permeia as nossas atividades há muito tempo. Agora é hora de levar isso para a sociedade”, disse o executivo.

Ele se refere ao fato ao processo em curso de envolver nas medidas ESG outros personagens do universo automotivo, como fornecedores, clientes e, também, os operadores: “O e-Delivery foi construído por meio da escuta das necessidades desses interlocutores. Chegou o momento de expandir as responsabilidades para outros agentes da cadeia”.

Na mesma linha seguiu Bernardo Adão, diretor de logística e suprimentos da Ambev, que também participou do evento online mediado pela editora especial Giovanna Riato. “Dentro da Ambev sempre houve uma preocupação com as métricas que hoje fazem parte daquilo que é o ESG. A questão agora é como construir o caminho com outras partes do nosso ecossistema”.

A Ambev foi uma das empresas que auxiliaram a VWCO a desenvolver o caminhão elétrico e-Delivery. Foram mais de 30 mil quilômetros rodados em testes de aplicabilidade, ou seja, em rotinas de entregas de bebidas da cervejaria em São Paulo.

Saltini disse que cresceu o interesse pelo veículo no mercado a partir da parceria feita com a Ambev. Por causa dos testes, ele afirmou que hoje a montadora apresenta ao cliente interessado no modelo mais do que as suas características técnicas, mostra também seu impacto ambiental:

“Tirando a questão da economia de combustível, dentre outras características, nós hoje podemos mostrar ao cliente aquilo que o veículo pode oferecer para a sociedade”, contou o executivo.