logo

none

EN-V, da GM: revolução para mobilidade no futuro

Author image

Redação AB

24 mar 2010

3 minutos de leitura

G_noticia_6372.gif

Em 2030 as áreas urbanas vão reunir 60% da população mundial de 8 bilhões de pessoas e haverá uma enorme pressão sobre a infraestrutura pública, em especial na área de transporte público.

Com esse cenário, a General Motors e sua parceira estratégia Shanghai Automotive Industry (SAIC) estudam soluções radicais para o transporte urbano pessoal, como o novo EN-V, ou Electric Networked-Vehicle. As empresas acreditam que o veículo representa uma solução para o meio ambiente e redefine conceitos de design, com lugar para dois passageiros, facilidade de estacionamento, baixo custo e zero em emissão de poluentes.

Três modelos do EN-V acabam de ser apresentados em Shanghai, com diferentes características: Jiao (Pride), Miao (Magic) and Xiao (Laugh). Os veículos estarão expostos de 1º de maio a 31 de outubro no pavilhão da SAIC-GM durante a World Expo Shanghai 2010.

Acredita-se que Shanghai deva tornar-se um dos epicentros para o estabelecimento de novas soluções de mobilidade pessoal para o futuro. Estima-se que haverá 1,2 bilhão de veículos no mundo em 2030. Dados da Motor & Equipment Manufacturers Association indicam que há três anos já havia 844 milhões de unidades.

“O EN-V reinventa o automóvel, criando um novo DNA com a convergência da eletrificação e conectividade. Ele representa uma solução ideal para a mobilidade urbana e permite pensar em um futuro sem petróleo e emissões, congestionamentos e acidentes. Será agradável dirigir” — enfatizou Kevin Wale, presidente da GM China.

Tecnologia

A plataforma do EN-V foi desenvolvida a partir do protótipo Personal Urban Mobility and Accessibility criado pela Segway e apresentado em abril de 2009. A empresa trabalhou em colaboração com a GM para construir diversas unidades da plataforma que constituem a base do drivetrain do EN-V.

A propulsão é feita por motores elétricos em cada uma de suas duas rodas de tração. A tecnologia de estabilização dinâmica assegura características especiais ao EN-V, permitindo levar dois passageiros ou cargas leves e ocupando um terço do espaço de outros veículos.

Os sistemas utilizados são drive-by-wire, permitindo operação autônoma (com tecnologias de GPS e comunicação entre veículos para determinar sua distância) ou sob controle manual. A capacidade de operação autônoma promete reduzir congestionamentos e permitir a escolha de rotas mais rápidas com base em informação sobre o tráfego em tempo real.

A comunicação sem fio possibilitará também uma estrutura de ‘rede social’, colocando os ocupantes em contato com amigos e parceiros de negócios.

Os motores são usados não apenas para aceleração, mas também para frenagem. A energia é fornecida por baterias de íon-lítio, cuja recarga pode ser feita em tomadas domésticas para uma autonomia de pelo menos 40 quilômetros. O veículo pode se comunicar com a rede pública de energia para determinar o melhor momento para recarga.

Fotos: divulgação

Fonte: GM