A energia solar é uma boa alternativa para a mobilidade. Ela está sendo usada em veículos para reduzir o gasto com combustíveis convencionais. E os veículos movidos a energia solar são os mais sustentáveis, uma vez que não há consumo de combustível e praticamente nenhum impacto ambiental em nenhuma parte do processo, como ocorre com outras energias limpas, como a eletricidade gerada em usinas hidroelétricaa.
É notório o crescimento da eletricidade para a propulsão de veículos automotores e a esse crescimento acrescentam-se os carros movidos a energia solar ou que utilizam painéis de captação solar para ampliar a fonte de energia, quando não para o motor principal para o uso alternativo, na iluminação de faróis e lanternas, lâmpadas internas e outros equipamentos.
Protótipos equipados com placas fotovoltaicas já conseguem captar energia suficiente para se locomover, situação ideal, uma vez que, exposto ao Sol, o carro estará sempre sendo carregado e seria mais eficiente em regiões onde a radiação solar é mais forte e em período do ano onde a luz está presente em mais horas do dia.
Como alternativa a situações de emergência, como tempo nublado e regiões com pouca incidência solar, o carro pode ter uma tomada para captação de energia da corrente elétrica.
Carro movido à energia solar e ou pilhas de hidrogênio pode ser aposta da indústria automobilística para o futuro.
__________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
[email protected]