logo

fiat powertrain

Entenda a divisão da FPT – Powertrain Technologies

Redação AB
Author image

cria

22 fev 2011

2 minutos de leitura

Os negócios do Grupo Fiat na área de motores e transmissões, que estiveram concentrados durante cinco anos na FPT – Powertrain Technologies, foram separados em duas unidades no início do ano – a Fiat Powertrain e a FPT Industrial.

A Fiat Powertrain passou a desenvolver, produzir e comercializar motores com potência de 60cv a 235cv e transmissões com torque máximo de 143Nm a 400Nm para veículos de passeio e comerciais leves. Com mais de 12 mil colaboradores em 12 plantas e cinco centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo, é a maior empresa independente do mercado na América Latina e um dos maiores players globais em sistemas de propulsão.

Os produtos da empresa equipam veículos da Fiat Automóveis, Lancia e Alfa Romeo. São atendidos também clientes externos como Ford, PSA Peugeot Citröen, Suzuki, Saab e Opel. v

A companhia possui 3.000 empregados em três unidades no Mercosul. A planta de Betim, MG, é a maior e produz por ano 1,6 milhão de unidades entre motores Fire e Fire EVO e transmissões C513, C510, Dualogic e Locker para carros de passeio. A unidade conta com um centro de engenharia especializado no desenvolvimento de propulsores movidos a combustíveis alternativos.

A fábrica de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, PR, inaugurada em junho de 2010, é responsável pela produção da família de motores midsize E.torQ nas versões 1.6 L e 1.8 L. A planta de Córdoba, na Argentina, produz as transmissões MA5 e C513. v

FPT Industrial

A FPT Industrial responde pelo desenvolvimento, fabricação e venda de sistemas de propulsão para veículos comerciais e aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa possui 7.800 colaboradores em 9 plantas e 8 centros de pesquisa e desenvolvimento e a rede de distribuição soma 100 concessionários e mil centros de assistência e serviços em uma centena de países.

Com cinco famílias de motores em faixa de potência de 50cv a 870cv e transmissões com torque máximo de 300Nm a 400 Nm, a FPT Industrial é uma das maiores produtoras globais de sistemas de propulsão para aplicação industrial, utilizados pela Iveco, Case e New Holland (do Grupo Fiat) e também Tata-Daewoo, Mitsubishi, BPTC (Beijing Public Transportation Corporation), Materfer/Agrinar e Technew China.

No Brasil a empresa possui fábrica em Sete Lagoas, MG, para quatro famílias de motores diesel (F1, NEF, Cursor e S8000) destinadas a indústrias de veículos comerciais, máquinas agrícolas e de construção e geradores de energia.