
Com a meta de formar 500 alunas até o fim de 2022 e até 1 mil por ano, a Iveco inaugurou uma escola de qualificação profissional em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais. A iniciativa é fruto de uma parceria da montadora com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e marca os 25 anos da criação de seu complexo industrial na cidade.
O principal objetivo da escola da Iveco é qualificar oferecer formação profissional a mulheres na região com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG). Os cursos vão abordar a execução de atividades industriais específicas e treinamentos em comportamentos e habilidades humanas, como capacidade de relacionamento e trabalho integrado.
“Temos consciência do nosso papel como empresa e, igualmente, da responsabilidade que nos cabe enquanto cidadãos. Exatamente por isso assumimos nosso compromisso com a sociedade, por meio dos nossos negócios e das tecnologias que desenvolvemos e aplicamos em nossos produtos e serviços, e também da missão de contribuir, todos os dias, para a evolução das pessoas”, afirmou Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
Capacitação para banco de talentos da montadora
A Iveco também pretende admitir parte dos profissionais capacitados pela escola por meio de seu banco de talentos. Segundo o presidente, a montadora também vai investir em qualificação para os atuais funcionários e concessionários a fim de aprimorar os serviços oferecidos aos clientes.
“Em breve, levaremos mais formação e qualificação da nossa rede de concessionárias, com novos cursos que irão moldar o profissional do futuro. Assim, atuaremos lapidando técnicos e executivos capazes de atender nossos clientes, com a introdução de novas tecnologias e métodos. Com isso, vamos ligar toda a cadeia de produção à assistência técnica, com cada vez mais oferta de cursos e treinamentos”, prometeu Querichelli.
Importância para atividade econômica em Minas Gerais
Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, destaca que a escassez de profissionais qualificados em diversas áreas afeta diretamente as operações das indústrias em Minas Gerais. Para ele, a nova escola é uma importante iniciativa para mudar o cenário e fortalecer a atividade econômica na região.
“Iniciativas como a Escola Iveco contribuem para prover mão de obra qualificada cada vez mais necessária, ajudando a impulsionar o mercado e fomentando o crescimento que desejamos e trabalhamos para construir”.