logo

curso

Escola Senai em fábrica da VW completa 40 anos

A unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) que funciona dentro da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) completou 40 anos no último mês de maio. É reconhecida como a primeira escola do ramo de ensino dual da indústria no País e ao longo de sua existência formou mais de 6 mil profissionais.
Author image

Redação AB

30 jul 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_17602.gif

Atualmente, o Centro de Formação Profissional Volkswagen Senai, como é conhecido, forma em média 60 profissionais por ano nos cursos para mecânico industrial e técnico em mecatrônica, com uma grade que abrange áreas como elétrica, manutenção mecânica, solda, usinagem e robótica entre outras. A estrutura envolve 12 professores, 19 salas de aula e laboratórios.

“A capacitação de profissionais faz parte da cultura da Volkswagen, desde o início de suas operações, na Alemanha. Aqui no Brasil, conseguimos introduzir esse modelo por meio de uma parceria com o Senai, que se tornou referência no País. Essa aposta em jovens talentos é uma estratégia muito positiva, que gera benefícios à empresa e à sociedade”, disse Holger Rust, vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen do Brasil.

A formação profissional dentro da Volkswagen no Brasil teve início em 1968, quando foram instituídas ações para a alfabetização e capacitação dos empregados em atividades específicas da produção da marca na época. Eles também eram enviados para as escolas do Senai da região. Em 1971, foi firmada uma parceria entre a montadora e o Senai para desenvolver um programa de formação profissional dentro da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Dois anos depois, em 1973, era inaugurado o Centro de Formação Profissional Volkswagen Senai, que no início atendia até 1 mil alunos por ano. No local, também funcionava escola de 1º e 2º graus, em módulo supletivo para oferecer a oportunidade de alfabetização aos funcionários. A última turma se formou em 2002.