logo

mobilidade urbana

Estação de trem em São Paulo ganha sala dedicada a pessoas autistas

Iniciativa acontece em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Author image

Victor Bianchin

02 abr 2025

2 minutos de leitura

A concessionária ViaMobilidade inaugura hoje na Estação Pinheiros, em São Paulo, uma sala sensorial voltada a pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA). O ato acontece no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.

A estação, que une a Linha 9-Esmeralda dos trens de superfície e a Linha 4-Amarela do metrô, recebe 105 mil pessoas por dia.

A sala fica localizada no mezanino superior da estação de trem, perto da SSO (Sala de Supervisão Operacional), e estará disponível ao público durante toda a operação comercial. Qualquer passageiro pode acessar o lugar, sem necessidade de comprovação de diagnóstico.

De acordo com a ViaMobilidade, o principal objetivo da sala é oferecer um ambiente tranquilo para pessoas que estejam incomodadas com o excesso de estímulos do ambiente, como luzes, sons e movimentação.

A sala tem isolamento acústico para redução de barulhos externos e tatames em EVA no chão e nas paredes, o que promete mais conforto ao pisar. Além disso, é envelopada em tons claros, como forma de estimular um ambiente mais calmo.

O espaço também reúne brinquedos como balanço em formato de trem, máquina de abraço, equipamentos adaptados, pufes e sofás, que oferecem conforto e segurança. A sala será constantemente supervisionada por um agente de atendimento e segurança (AAS).

A concessionária afirma que os funcionários da estação receberam treinamento de socorristas de saúde mental e estarão disponíveis para auxiliar os passageiros que precisarem de ajuda.