logo

none

Estadão: ‘Para que serve o Mercosul?’

Na edição de 3 de julho o Estadão critica duramente a política industrial que a Argentina realiza à custa do Brasil, impondo barreiras a produtos brasileiros. Afirma o jornal em editorial que, diante da omissão do governo brasileiro, as autoridades argentinas descumprem sem dificuldade seus compromissos. Vários segmentos da indústria brasileira aceitaram, para evitar maiores perdas, uma redução “voluntária” de exportações para o mercado vizinho. A contrapartida seria a diminuição dos entraves criados com o licenciamento não automático de importações. Mas a emissão de licenças continua demorando até quatro meses, com enormes prejuízos para empresas brasileiras já forçadas, por acordo, a refrear suas vendas.
Author image

cria

06 jul 2009

1 minutos de leitura

Segundo ainda o Estadão, o presidente Lula e seus conselheiros parecem não ter percebido o sentido da política argentina – política industrial, não um mero conjunto de medidas conjunturais. Segundo eles, o Brasil deve aceitar esse protecionismo para ajudar a Argentina a vencer as dificuldades atuais. Mas há uma enorme diferença entre ser solidário numa crise e aceitar barreiras concebidas como instrumentos de industrialização.

Por que devem as indústrias brasileiras pagar os custos dessa política? Para alimentar as fantasias geopolíticas do presidente Lula? – questiona o Estadão, arrematando: Nesta altura, é muito difícil dizer para que serve o Mercosul. Para promover os interesses comerciais brasileiros certamente não serve.