
A empresa de estacionamentos Estapar se uniu à Eletrobras para ampliar o número de estações de recarga de carros elétricos nos estados de SP e RJ.
A parceria resultou na inauguração de dois grandes centros de pontos de carregamento. Ambos começam a funcionar no dia 5 de março dentro de estacionamentos da Estapar. É preciso pagar para ter acesso aos locais.
“Essa união permitirá a ampliação das redes de eletropostos existentes, tendo em vista o crescimento do mercado de veículos elétricos e, consequentemente, a demanda por recargas. Esperamos que essas duas inaugurações sejam as primeiras de muitas outras que virão nos próximos anos”, afirmou Emílio Sanches, CEO da Estapar.
O fornecimento da energia ficará a cargo da Eletrobras, maior companhia do setor elétrico da América Latina. A infraestrutura e o gerenciamento das operações serão de responsabilidade da Estapar e de sua subsidiária Zletric.
Onde estarão as estações de recarga em SP e no RJ
Na capital paulista, o local fica no estacionamento do Aeroporto de Congonhas. O espaço terá 24 carregadores disponíveis ao público, bem como uma sala VIP exclusiva com assentos e café.
Já no Rio o lugar escolhido foi o estacionamento da Estapar na Cinelândia (Avenida Rio Branco, 290). O local terá 22 carregadores (sendo dois de recarga rápida) e sala VIP exclusiva para os usuários.
Os motoristas poderão utilizar o aplicativo Zul+ para consultar as estações de recarga disponíveis para uso em SP e no RJ. Pela tela do smartphone é possível consultar informações como potência, modelo e o número de plugues, assim como o horário de funcionamento das estações de recarga.
Um levantamento feito pela Tupi Mobilidade informou que o país tinha 10.622 pontos de recarga públicos e semipúblicos até agosto de 2024