logo

Estrela da Mercedes faz 100 anos. Veja como surgiu e sua evolução

Cada uma das pontas da estrela representava uma parte da empresa quando o símbolo foi criado
Author image

Zeca Chaves

08 nov 2021

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Um dos símbolos mais conhecidos do mundo do automóvel está comemorando seu centenário: há 100 anos nascia a estrela de três pontas que está presente nos automóveis, caminhões e vans da Mercedes-Benz.

A história desse clássico do design teve início oficialmente no dia 5 de novembro de 1921, quando a empresa alemã Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG) solicitou a patente do registro da estrela de três pontas dentro de um anel para uso como marca. 


– LEIA TAMBÉM
Volvo adota nova logomarca. Conheça a história e todos os emblemas


As três pontas da estrela simbolizavam seus motores que dominavam a terra (automóveis), o ar (aviões) e a água (navios). A Daimler também registrou a patente de uma estrela de quatro pontas, que não chegou a ser usada oficialmente.

Na prática, a estrela de três pontas já adornava os radiadores uma década antes, assim como o nome Mercedes (ainda sem acompanhar o “Benz”), que foi utilizado pela primeira vez em 1901. Foi uma criação do empresário Emil Jellinek, um revendedor de automóveis da Daimler que decidiu rebatizar os carros com o nome da sua filha. O nome pegou e acabou ganhando um logotipo próprio em 1916, que mesclava a estrela da Daimler com um anel e as letras “Mercedes”.

Enquanto isso, outro fabricante de veículos alemão, a Benz & Cie., enfeitava seus automóveis com um emblema bem diferente, uma coroa de louros que envolvia o nome “Benz”, que havia sido patenteado em 1909. 

Com as dificuldades econômicas causadas pela Primeira Guerra Mundial, as duas empresas resolveram unir forças em uma fusão em 1926. Nascia, assim, a empresa Daimler-Benz, que passaria a adotar a marca Mercedes-Benz para seus automóveis, representados por um logotipo que combinava os emblemas das duas empresas: uma estrela de três pontas rodeada pela coroa de louros.

Em 1933, esse logotipo evoluiu e adotou um visual mais minimalista, no qual havia só a estrela dentro de um círculo, que sobrevive praticamente sem mudanças até os dias de hoje.