logo

abve

Etanol e elétricos em debate no INEE

Redação AB
Author image

Redação AB

19 abr 2011

2 minutos de leitura

O Instituto Nacional de Veículos Elétricos promoverá dia 4 de maio em São Paulo (Auditório Brasil, Avenida Paulista, 1.776, 2º andar, das 13h30 às 18 horas) o seminário ‘O Etanol na Era do Veículo Elétrico’. O presidente da entidade, Marcos José Marques, explica que o carro flex foi um compromisso entre combustível fóssil e etanol, porém a otimização foi quase toda para a gasolina. “Em alguns automóveis há uma perda ao abastecer com etanol que varia de 60% a 70% de combustível”, afirma.

Segundo o INEE, São Paulo é o único estado com ICMS do etanol a 12%. No restante do país a alíquota pode chegar a 25%. O governo estuda a redução do IPI para veículos flex com motores de melhor desempenho, o que incentivaria as montadoras a investir em desenvolvimento e pesquisa. De acordo ainda com a entidade, está sendo discutida a criação de uma linha de financiamento com o objetivo de incentivar a produção dos carros flex.

Marques coordenará a mesa-redonda “Melhorando e aumentando o uso do etanol” que debaterá o uso das diferentes alternativas energéticas do país, fazendo com que o espaço de cada uma seja corretamente utilizado.

Para o debate sobre a eficiência do motor exclusivamente a etanol foram convidados Francisco Nigro, professor da Escola Politécnica da USP; Henry Joseph, gerente de teste e emissão da Volkswagen e presidente da Comissão de Emissões e Meio Ambiente da Anfavea; e Marcos Langeani, diretor da Next Engine Technologies.

A substituição do diesel pelo etanol no transporte urbano e a alternativa do uso do veículo elétrico híbrido a etanol serão analisadas por Antonio Vicente Souza e Silva, consultor e diretor técnico da ABVE; Antonio Otelo Cardoso, diretor técnico executivo da Itaipu Binacional; e Jayme Buarque de Hollanda, diretor geral do INEE.

Haverá também uma sessão para avaliar o uso do etanol de forma mais eficiente, frente à complexidade da matriz energética do país, com a coordenação de Marcos José Marques e participação de Alfred Swarcz, consultor da Única; Werther Annichino, conselheiro da Unica e Copersucar; Waldyr Gallo, professor da Unicamp; e Antonio Calcagnotto, diretor de relações institucionais e governamentais da Renault Nissan.

Informações pelos tels. 21 2532-1389 e 21 8901-0932 ou em www.etanol-ve.inee.org.br.