logo

cana-de-açúcar

Etanol é pior escolha que gasolina na cidade de São Paulo

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

09 nov 2011

3 minutos de leitura

P_noticia_12230.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Agência Estado

Abastecer carros flexíveis com etanol continua trazendo ligeira desvantagem na cidade de São Paulo neste início de mês, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Segundo levantamento divulgado pela entidade nesta quarta-feira, 9, a relação entre o combustível vegetal e a gasolina subiu e continua acima da marca de 70% na capital paulista. Na primeira semana de novembro, atingiu o nível de 70,40%, superior a marca de 69,50% observada na última semana de outubro.

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando seu preço representa mais de 70% do valor do combustível fóssil. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do etanol equivale a 70% da gasolina.

De acordo com cálculos da Fipe, o preço médio da gasolina subiu 0,26%, enquanto o do etanol cedeu 0,33% na primeira quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 7 de novembro). Hoje, a Fipe informou que a inflação na capital paulista saltou para 0,53% no período em análise, ante 0,39% no fechamento de outubro.

Em entrevista à Agência Estado para comentar o resultado do indicador, o coordenador adjunto do IPC, Rafael Costa Lima, disse que a relação entre etanol e gasolina deve continuar estável, girando em torno de 70% até o início da nova safra de cana-de-açúcar, que começa em maio de 2012.

“A safra atual de cana não foi das melhores, o que deixou o preço do etanol elevado praticamente o ano todo. Muitos acabaram optando pela gasolina. A tendência é que a relação permaneça nesse nível (70%). Quando chega nessa marca, o consumidor, se quiser menor preço, tem de pesquisar posto a posto”, sugeriu.