
Renata Costa está fazendo história na indústria automotiva. Após construir uma brilhante trajetória na América Latina, a executiva foi transferida para a Alemanha, onde, desde setembro, ocupa a vice-presidência global de marketing e comunicação da Schaeffler.
O cargo de liderança é o ápice da carreira da Renata, que passou a maior parte de sua vida em Sorocaba (SP), justamente onde fica a sede da Schaeffler Brasil.
VEJA MAIS:– Schaeffler investe em startup sueca de aço verde– Schaeffler exibe novidades de LuK, INA e FAG na Automec
Curiosamente, a empresa faz parte da história de sua família: como contou no podcast “Lideranças Diversas”, seu pai trabalhou por vários anos na LuK, posteriormente adquirida pela empresa alemã.
Quis o destino que Renata não só trabalhasse na mesma companhia como também se tornasse uma exceção mesmo entre colegas com trajetórias parecidas.
Reforçar presença feminina é meta da Schaeffler
Após um mês morando na Alemanha, Renata já está mais ambientada à vida corporativa no país.
A ascensão de executiva reflete o aumento do número de mulheres em todas as posições dentro da Schaeffler. Uma das metas globais da companhia é reforçar a presença feminina na empresa até 2025
“Na minha equipe, acredito que 70% dos profissionais sejam mulheres. Isso também acontece em outras áreas”.
Para os jovens que pretendem seguir o caminho de Renata, a executiva dá alguns conselhos.
“Acho que primeiro a pessoa precisa saber o que ela quer, até porque estamos em um setor muito amplo e com diversas áreas de atuação. Tenho muito contato com os jovens da empresa e noto que há muita falta de direcionamento hoje em dia. Ao contrário da nossa época, na qual não havia tantas oportunidades, hoje você pode fazer o que quiser”, explica.
“Só que isso pode ser um obstáculo também. Então, é preciso saber onde você quer chegar para traçar sua estratégia até lá. Uma dica importante é seguir as empresas que são referência na área em que você quer trabalhar. Assim, você terá uma base para explorar isso ainda mais quando as oportunidades aparecerem”.
Menina do interior vira protagonista
Formada em jornalismo, Renata teve uma rápida passagem pela afiliada da TV Bandeirantes em Sorocaba antes de ir para a Schaeffler. Foi lá que a jovem decidiu entrar de vez no mundo corporativo.
“Dentro da indústria automotiva, eu sabia que as chances de ser bem sucedida nessa área (jornalismo) eram pequenas. Então, decidi investir naquilo que me parecia mais viável”.
Logo Renata sentiu na pele o que muitas mulheres passaram – e ainda passam – no mercado de trabalho. Assim como várias jovens de sua geração, ela não tinha referências femininas em seu setor.
“Essa questão de ser a menina do interior que chegou a uma posição global de algum destaque me coloca em uma posição de referência para algumas pessoas. Na minha época eu não tinha em quem me espelhar, e hoje eu sou uma figura que alguém pode se inspirar. Eu tenho a honra de escutar colegas do Brasil me dizendo: ‘nossa, você não tem ideia de como você me inspira’, e isso me dá forças para continuar”.
Após quase 17 anos de empresa, ela acredita que a persistência e a resiliência foram fundamentais para crescer profissionalmente.
“Quando eu era criança, minha mãe e minha avó diziam que eu nunca desistia e sempre ia atrás das coisas que eu queria. Isso foi importante para chegar onde estou hoje porque, mesmo com as dificuldades, eu sempre persisti”, conta.
“Houve alguns momentos em que eu não vislumbrava oportunidades, mas isso não me fez deixar de entregar o que precisava. Pelo contrário: eu procurava me dedicar ainda mais, e eu fazia isso de coração. Depois de um tempo apareceu uma nova oportunidade para mim. Então, eu sempre digo que, por mais que você não consiga enxergar uma chance, se você dá o seu melhor, a oportunidade vai aparecer”.
Como ouvir o Lideranças Diversas?
O Lideranças Diversas está disponível aqui no site de Automotive Business e no seu agregador de podcasts preferido, como Spotify e Deezer – basta procurar o canal AB Cast. No YouTube, você também encontra o podcast em vídeo.
