logo

EUA confirmam nova morte por airbag defeituoso da Takata

Mais de 30 vítimas em todo o mundo foram feiras por defeitos em carros de fabricantes como Honda, Stellantis e Ford
Author image

Redação AB

12 dez 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Nos Estados Unidos, a Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, na sigla em inglês) confirmou uma nova morte causada por um airbag com defeito em um carro da Honda. Trata-se de um condutor de um Accord 2002, que em fevereiro foi vítima de um defeito no inflador do airbag em Bowling Green, no Kentucky.

Mais de 30 mortes em todo o mundo, incluindo pelo menos 23 mortes nos Estados Unidos, e centenas de feridos em veículos de várias montadoras desde 2009 estão ligados aos infladores de airbags Takata que podem explodir, liberando estilhaços de metal potencialmente mortais dentro dos veículos.

Quatro mortes por airbags Takata foram confirmadas somente neste ano, incluindo dois veículos da Stellantis e um da Ford. A Honda já confirmou 17 mortes nos EUA e mais de 200 feridos no país relacionados aos airbags frontais do motorista Takata devido a rupturas do inflador.

Na última década, mais de 67 milhões de airbags Takata foram recolhidos nos Estados Unidos e mais de 100 milhões em todo o mundo.


LEIA TAMBÉM:
 – MP quer recall da Jeep por erros de fabricação do Compass
Clientes de Toyota e Honda “migram” para veículos elétricos de outras marcas, aponta estudo


Recall de airbags 

Em novembro, a controladora da Chrysler, Stellantis, pediu aos proprietários de 276 mil veículos norte-americanos mais antigos que deixassem imediatamente de dirigir depois que três mortes em acidentes relacionados a infladores de airbags Takata defeituosos foram registradas em um ano. 

A agência de segurança automotiva disse que os recalls da Takata foram estimulados pelo propulsor que pode quebrar após exposição prolongada a flutuações de alta temperatura e umidade. No ano passado, a NHTSA abriu uma investigação sobre 30 milhões de veículos fabricados por cerca de 24 montadoras que têm infladores de airbags Takata potencialmente defeituosos.