EUA: fornecedores pedem US$ 10 bilhões para não quebrar
Os fornecedores de autopeças norte-americanos estão buscando saídas para melhorar seu fluxo financeiro. Uma delas é um pedido de ajuda de US$ 10 milhões ao governo federal para evitar uma série de concordatas e possíveis liquidações no setor. A idéia é que o dinheiro seja utilizado por meio da Ford, GM e Chrysler para diminuir o prazo de pagamento dos fornecedores de 45 dias para 10 dias. A iniciativa está sendo conduzida pela associação dos fornecedores de equipamentos originais, de Detroit, segundo relata a agência de notícias Automotive News.
A entidade também pede ao Tesouro que certos valores recebíveis pelos fornecedores sirvam como garantia na obtenção de empréstimos para capital de giro.
Segundo Automotive News, os meses de fevereiro e março serão muito difíceis para o setor de autopeças norte-americano, em função dos cortes nas encomendas de dezembro e janeiro. O presidente do sindicato disse que sem ajuda do governo centenas de fornecedores podem fechar ou pedir a proteção para recuperação (Chapter Eleven).