O presidente da Eucon Alemanha, Marcel Oosenbrugh, acompanhado de executivos da unidade de Santa Catarina, veio até o evento explicar que o PartsPool não é simplesmente um catálogo eletrônico de peças automotivas.
“Mais do que isso, ele é um sistema inovador de busca de autopeças. Não há nada parecido no Brasil. Ao registrar o número de uma peça, a ferramenta faz um processamento e dá ao usuário detalhes de onde foi produzida, quem a fabricou, sua aplicação, seu histórico de preço em todos os países em que está disponível, seu distribuidor, suas especificações técnicas, mostra o desenho do produto e faz ainda uma correlação com peças similares disponíveis no mercado”, detalha José Carlos Zen, diretor executivo da Eucon no Brasil.
De acordo com Zen, os usuários são montadoras, fabricantes de autopeças e sistemistas de todo mundo. “Eles mesmos alimentam o PartsPool, já que todas as informações do sistema são públicas. Atualmente o programa está em sua terceira geração, mas uma quarta está sendo desenvolvida”, aponta.
Entre os principais diferenciais, ele cita a melhoria na troca das informações entre montadoras e fabricantes de autopeças e do desempenho operacional do mercado de reposição automotiva. “O PartsPool é uma ferramenta ideal para os gestores de produtos e preços. Auxilia os usuários a dedicar menos tempo à procura de informações, dedicando sua atenção nas vendas.”
Atualmente, segundo o diretor, mais de 600 usuários de 180 empresas em 18 países usam o sistema. Entre as montadoras, são clientes Mercedes-Benz, Porsche, GM, VW, BMW, Ford, Fiat, Volvo, PSA Peugeot Citroën, Toyota, Renault, entre outras. Entre as fabricantes de autopeças estão Delphi, Bosch, Schaeffler, Magneti Marelli. As empresas têm acesso hoje a mais de 2,5 bilhões de peças diferentes.
“Aproximadamente 60 empresas brasileiras já participam do banco de dados. A expectativa, após a Automec, é atender mais 200 até o final de 2013”, concluiu Zen.
Veja abaixo algumas das páginas do PartsPool:
