
Nenhum desses veículos é vendido no Brasil, cogita-se apenas a vinda do Peugeot 301, que teve um dos piores resultados. O modelo francês foi avaliado com apenas três de cinco estrelas possíveis. O único carro a ter nota máxima nesta bateria de testes foi o Volkswagen Golf Sportsvan.
De acordo com o comunicado do Euro NCAP, o Peugeot 301 teve nota mais alta no quesito de proteção às crianças, com 75% de aprovação. O sedã acomoda adequadamente qualquer tipo de cadeirinha infantil. No de proteção aos ocupantes adultos, a pontuação foi de 71%. Em contato com pedestres, o desempenho do veículo não foi dos melhores: teve apenas 54% de aprovação. Enquanto que, no critério que avalia a presença de sistemas de assistência ao condutor, a nota foi ainda inferior: 33%.
Já o Volkswagen Golf Sportsvan teve boa pontuação em todos os quesitos. A proteção oferecida aos ocupantes teve 87% de aprovação. No critério de segurança às crianças transportadas, o índice foi de 85%. Os sistemas de assistência chegaram a 73% de satisfação e o desempenho do carro em contato com pedestres conseguiu 62% de aprovação.
O Citroën C-Elysée, da marca parceira da Peugeot, também ficou com três estrelas, assim como Renault Mégane hatch e o MG3. O Ford Tourneo Courier se saiu um pouco melhor, com quatro estrelas. O modelo da Ford teve 84% de aprovação nos critérios de proteção ao adulto e também à criança.
Confira o teste realizado pelo Euro NCAP com o Volkswagen Golf Sportsvan: