logo

carro

Euro NCAP comprova evolução na segurança nos carros

O Euro NCAP, órgão independente que avalia a segurança dos veículos, realizou testes de impacto com seis modelos novos vendidos na Europa: Audi A3, Ford B-MAX, Isuzu D-Max, Kia Cee’d, Renault Clio and Volvo V40. A instituição garante ter obtido resultados animadores e constatado evolução na segurança dos modelos na comparação com as gerações anteriores.
Author image

Redação AB

31 ago 2012

1 minutos de leitura

G_noticia_14960.jpg

O destaque foi o Volvo V40, mantendo a tradição da montadora. O carro é o primeiro do mundo a contar com um sistema de airbag para pedestres como item de série (leia aqui). Além de ganhar o título de líder em segurança do segmento, com cinco estrelas, o modelo alcançou a mais alta pontuação já obtida no quesito segurança para pedestres, com 88%.

O Ford B-MAX também conquistou cinco estrelas nos testes da organização. A minivan obteve índice de 92% de proteção para ocupantes adultos em caso de colisão. A boa nota é resultado do design inovador, com a eliminação da coluna B e a inclusão de portas traseiras deslizantes.

O Euro NCAP comprovou ainda que as novas gerações do Audi A3, Renault Clio e Kia Cee´d evoluíram alguns passos em tecnologias de segurança. Segundo a entidade, os hatchbacks apresentam melhorias significativas em segurança para pedestres. Entre os carros avaliados, apenas o Isuzu D-Max não foi classificado com nota máxima, garantindo quatro estrelas.

“Nos últimos três anos, aumentamos nossas exigências e os fabricantes de veículos aceitaram o desafio. A pontuação obtida nestes testes era impensável há apenas alguns anos”, comemora Michiel van Ratingen, secretário geral da organização.

Assista ao teste de colisão do Volvo V40: