logo

alemanha

Europa intensifica a investigação de fraude nos motores da FCA

Depois de anunciada a suspeita de que a FCA vendeu veículos equipados com software capaz de mascarar nível de emissões acima do permitido nos Estados Unidos (leia aqui), a Comissão Europeia voltou os olhos para o assunto. O órgão pediu que o governo italiano forneça provas de que os veículos da fabricante cumprem a legislação. Os carros da companhia são homologados no país e vendidos em todo o bloco.
Author image

Redação AB

13 jan 2017

1 minutos de leitura

A questão começou a ser levantada em maio do ano passado (leia aqui), quando a KBA, autoridade ambiental da Alemanha, detectou que o Fiat 500X era mais poluente do que o permitido. Ao começar o debate sobre o assunto, as instituições italianas se posicionaram em defesa da montadora. Na época o argumento era que, se os carros passaram nos testes feitos na Itália, eles poderiam ser vendidos em toda a Europa.

A KBA segue contestando essa afirmação. A organização aponta ter detectado discrepâncias também no nível de emissões da Fiat Doblò e do Jeep Renegade. A FCA nega que os veículos estejam equipados com qualquer software ilegal e garante cumprir rigorosamente às exigências da legislação ambiental.

Desde o início do diselgate, fraude em motores a diesel do Grupo Volkswagen, a autoridade alemã começou a investigar o nível de emissões de uma série de carros vendidos na região.