

Os carros voadores da Eve Urban Air, empresa da Embraer, vão aterrissar nos mercados da Ásia-Pacífico. A companhia brasileira anunciou no domingo, 13, uma nova parceria com a startup asiática Ascent para promover a entrada dos eVTOLs, sigla em inglês para veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, na região com a oferta de serviços de táxi aéreo, carga e transporte aeromédico.
O acordo tem como objetivo facilitar a chegada da Eve na região e acelerar o desenvolvimento do ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM), incluindo o gerenciamento de tráfego aéreo para garantir operações mais seguras e com alto potencial de expansão. Além disso, as empresas apostam que a parceria para os eVTOLs vai contribuir com a democratização do transporte aéreo sustentável.
A empresa do Grupo Embraer terá acesso à base de dados da Ascent com informações de operadoras aéreas parceiras para serviços dedicados de UAM em toda a Tailândia e nas Filipinas para aprimorar suas soluções e oferecer a melhor aeronave para essas operadoras.
“Munidos pelos dados e pela plataforma, estaremos bem posicionados para ingressar no mercado da Ásia-Pacífico e estamos comprometidos em apoiar o crescimento da Ascent e sua ambição de democratizar a mobilidade aérea”, afirma André Stein, Presidente e CEO da Eve Urban Air Mobility, em comunicado à imprensa.
A Ascent é o primeiro serviço tecnológico de UAM da Ásia e foi projetada para tornar as cidades mais conectadas e desenvolver a mobilidade aérea de passageiros por helicópteros e, no futuro, por eVTOLs.
Os novos carros voadores estão cada vez mais perto de se tornarem realidade e em breve poderão voar em vários países, inclusive no Brasil. Para os mercados dos EUA e do Reino Unido a data é mais concreta: a Eve vai entregar 200 unidades do eVTOL a partir de 2026 para uma empresa de helicópteros premium.
O projeto da empresa do Grupo Embraer ainda está em teste desde julho do ano passado. Em março deste ano, o protótipo em escala reduzida da aeronave levantou voo no interior de São Paulo.